sábado, 17 de dezembro de 2016

POLÍTICA - Temer é uma unanimidade!

Porque Temer não irá ao Capão Redondo, por Sérgio Saraiva

A pesquisa IBOPE mostra que o governo Temer é uma unanimidade, consegue ser reprovado por todos os estratos sociais deste país. Mas chama a atenção a rejeição entre os jovens da periferia de capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes.
por Sérgio Saraiva
O coxinha, o perifa e o governo Temer

Para analisar a pesquisa IBOPE de dezembro de 2016 em relação ao governo Temer, criei dois estratos sociais: o coxinha e o perifa.
O coxinha mora no sul e sudeste, tem curso superior, mais de 35 anos e ganha mais de 5 salários mínimos.
O perifa, por óbvio, mora na periferia, tem até o curso médio, menos de 35 anos e ganha até 2 salários mínimos.
O coxinha e o governo Temer
O coxinha está decepcionado com Temer. Mais de 70% dos coxinhas consideram o governo Temer igual ou pior que o governo Dilma.
Imagino a cabeça do coxinha. Bateu panela, vestiu camisa amarela e foi para a rua. Vibrou com a queda de Dilma e esperava acordar em Miami – que acredita ser o primeiro mundo – no dia seguinte ao impeachment.
O coxinha não se importa com a PEC 55 – tem convênio médico pago pela empresa e sempre bancou a educação dos filhos em escola privada. Mas, agora, perdeu o emprego e não sabe se irá se aposentar.
Próximo de 45% dos coxinhas consideram Temer como ruim e péssimo e somente 13% como bom e ótimo. Cerca de 70% dos coxinhas não aprovam e nem confiam em Temer.
O perifa e o governo Temer
O perifa vingou-se do PT nas eleições de 2016, mais uma vez votou no aventureiro que se apresentou como “o novo”. Mas não se engana com Temer.
Cerca de 80% dos perifas consideram o governo Temer igual ou pior que o governo Dilma.
E em uma inusitada concordância com os coxinhas, algo próximo de 47% dos perifas consideram o governo Temer como ruim e péssimo e 13% o consideram ótimo e bom. E, igualmente aos coxinhas, algo próximo de 70% não aprovam e nem confiam em Temer.
Poderia se bem pior. O governo Temer é ainda desconhecido por mais de 10% dos mais velhos, dos menos escolarizados e dos moradores das pequenas cidades. Essa foi a proporção dos que não souberam ou não responderam à pesquisa.
Porque Temer não visita o Capão Redondo
Agora, nada se compara à rejeição que Temer recebe dos jovens das periferias das capitais e das cidades maiores, com mais de 100 mil habitantes. É nesse segmento que se encontram aqueles que consideram o governo Temer ruim ou péssimo em porcentagens maiores que 50%. Nas periferias, chega a mais de 60%. Mais de 70% da periferia não aprovam e 80% não confiam em Temer.
O povo e sua cruel sabedoria.

Nenhum comentário: