quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

SAÚDE - Dez lunchinhos saudáveis para o seu filho.

Batata frita, bolachas recheadas, salgadinho, balas, bolos e doces em geral são um mal na dieta de qualquer criança. Para substituir essas guloseimas nada saudáveis, a American Dietetic Association (ADA, Sociedade Americana de Dieta – organização que congrega o maior número de profissionais das áreas de nutrição e alimentação dos Estados Unidos) criou uma lista com 25 lanchinhos, também chamados de snacks, para você dar ao seu filho. Quando bater vontade de comer aquele bolinho recheado de chantilly e coberto de chocolate, ofereça a ele uma das opções abaixo, que além de serem saborosas e fáceis de fazer, são elaboradas com ingredientes muito mais nutritivos. E os pimpolhos podem até se aventurar na cozinha para prepará-las. Para conferir todas as receitas, visite o site da ADA.

1) No liquidificador, bata leite desnatado, morangos congelados e banana por 30 segundos para um milk shake cremoso.
2) Recheie uma bisnaguinha com salada de atum ou ovo cozido.
3) Polvilhe a pipoca que acabou de ficar pronta com queijo parmesão ralado (a pipoca deve ser feita no micro-ondas e sem qualquer tipo de gordura).
4) Faça uma massa de manteiga de amendoim com flocos de milho. Forme pequenas bolas e passe sobre bolachas maisena trituradas.
5) Para fazer uma banana split menos calórica e mais saudável, cubra-a com bolas de iogurte light de morango e baunilha congelado e salpique com o cereal favorito de seu filho.
6) Esquente um waffle (se possível, de farinha integral) e cubra-o com iogurte e fatias de pêssego fresco ou frutas vermelhas.
7) Sanduíches tradicionais no pão de forma integral podem ficar mais divertidos se cortados com formas para fazer bolachas (foto) – estrela, coração, formas geométricas, formato de animais etc.
8) Em um copo alto, alterne camadas de iogurte do sabor preferido de seu filho com tangerina, framboesa, morango, pêssego e amora. Coroe o copo com um pouco de granola.
9) No micro-ondas, esquente uma batata pequena, já assada e cortada pela metade, coberta com queijo magro (queijo branco, mussarela light ou requeijão light) e polvilhada de salsinha ou outro tempero da preferência de seu filho.
10) Unte um pedaço de pão pita pequeno com mostarda, coloque uma fatia de presunto de peru, queijo magro e alface. Você pode enrolá-lo para formar um wrap.

Para mergulhar!

Totopes com salsa- Mergulhe cenouras baby e tomates cereja em molho ranch light;
- Mergulhe morangos e pedaços de maçã em iogurte de baixas calorias;
- Mergulhe torradinhas de pão pita em hommus (pasta de grão de bico);
- Mergulhe totopes (tortilhas chips) em salsa de tomate.
Fonte: Revista Época.

Nenhum comentário: