sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PETROBRAS - História para quem acredita que o mundo agora é outro.

História para quem acredita que o mundo agora é outro

  Autor: Fernando Brito
petrobras1964
Via Nilson Lage, chega-me a imagem postada no Facebook por Rodrigo Aguiar, que reproduz um editorial da Folha de S. Paulo de 28 de janeiro de 1964.
A cantilena, quase igual, exceto porque a “infiltração comunista” da qual se falava então virou “aparelhamento petista”.
A Petrobras já era vista como “um Estado dentro do Estado” e o monopólio estatal era apontado como “capa que acoberta inepcia, demagogia e quiçá desonestidade”.
Era preciso “uma limpeza na direção da Petrobras (…) para que desapareçam as preocupações ideológicas que hoje a marcam”…
Apesar dos freios que quase sempre lhe impuseram – e que se ensaia recolocar, agora – a Petrobras tornou-se uma gigante mundial e, por isso, muito mais ambicionadas suas riquezas, que são nossas.
O entreguismo mudou de forma, aumentou seus apetites e, sobretudo, diluiu-se ideologicamente em gente que acredita que não se vive mais do tempo dos impérios e que o mundo, de fato, é global.
Gente que aceita que foi a democracia e não o petróleo que levou os norte-americanos ao Iraque.
E que cai no conto de que o projeto de José Serra quer apenas “aliviar” a Petrobras da pressão, coitada, de ter de explorar a maior jazida de petróleo descoberta no século 21.

Nenhum comentário: