sexta-feira, 5 de junho de 2020

POLÍTICA - A estratégia do Bolsonaro em tempos de pandemia.

Por que Bolsonaro prestigia, diariamente, aglomerações, sem máscara, em confronto com as medidas de isolamento adotadas no mundo, governadores e prefeitos do Brasil e o Ministério da Saúde?

A alegação de que somente o grupo de risco está vulnerável já caiu por terra há muito tempo. E a alegação de que o presidente quer promover o retorno ao trabalho para reativar a economia carece de sustentação porque não seria dessa forma que esse retorno deveria ser promovido.

Então, por que? O plano de Bolsonaro é oposto ao plano dos prefeitos e governadores, particularmente, alguns deles desafetos políticos radicais e futuros concorrentes. Então, o sucesso político de Bolsonaro é fazer com que o plano desses adversários políticos, o isolamento social, fracasse para, com isso, colher os dividendos políticos, mesmo sem comprovar que o seu próprio plano gere bons resultados. Afirmações frequentes do presidente e seus correligionários induzem a esse entendimento.

Mas, o fracasso do plano de isolamento social significaria a contaminação, de imediato, de um número muito maior de brasileiros, o colapso do sistema de saúde e consequente aumento da mortalidade. Mas, esse é um fator secundário para o presidente. Conforme repetidamente declarado por ele, as mortes irão ocorrer e não há muito a se fazer sobre isso.

A estratégia do presidente é privilegiar o econômico e a carreira política pessoal, em detrimento da vida dos brasileiros.

Será que possa existir um posicionamento mais detestável do que esse para um Chefe de Estado?

César Cantu

Nenhum comentário: