sexta-feira, 14 de maio de 2021

Aniversário de Karl Marx.

 

Tudo que rolou no aniversário de Marx: debates internacionais, videoaulas e muitos livros

Perdeu alguma mesa ou estreia? Quer saber quais foram os livros mais pedidos do Dia M? Juntamos aqui tudo que rolou no aniversário do nosso barbudo predileto!

Os 203 anos de Karl Marx foram novamente comemorados em quarentena, mas dessa vez com uma programação mais internacional do que nunca, com convidados de 7 nacionalidades diferentes, debates e estreias na TV Boitempo, promoções e combos exclusivos em nossa loja virtual e em livrarias de todo o Brasil. Em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e com a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, a programação também contou com o lançamento de O ecossocialismo de Karl Marx, de Kohei Saito, O caderno azul de Jenny: a visita de Marx à Comuna de Paris, de Michael Löwy e Olivier Besancenot, Marx: uma introdução, de Jorge Grespan e Teoria econômica marxista: uma introdução, de Osvaldo Coggiola, assim como o livro de maio do Armas da Crítica, clube do livro da editora: Escritos políticos, de Frantz Fanon.

Registramos aqui nosso muito obrigado a todos vocês que tornaram mais um Dia M em quarentena possível!

Confira a lista dos livros mais vendidos durante a promoção e acesse aqui a playlist completa do evento ou veja abaixo tudo que rolou na programação.


Os mais pedidos do Dia M

1) Marx: uma introdução, de Jorge Grespan

2) Combo – O capital (O capital – livro IO capital – livro IIO capital – livro III, de Karl Marx)

3) Karl Marx: uma biografia, de José Paulo Netto

4) O ecossocialismo de Karl Marx, de Kohei Saito

5) Combo – Para começar a ler Marx (Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels; Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx; O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx; A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels; Marx: uma introdução, de Jorge Grespan)

6) Marxismo e questão racial, organização de Silvio Almeida

7) A origem da família, da propriedade privada e do Estado, de Friedrich Engels

8) O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx

9) A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels

10) Curso livre Marx-Engels, organização de José Paulo Netto

11) O patriarcado do salário, de Silvia Federici

12) Feminismo para os 99%: um manifesto, de Cinzia Arruzza, Nancy Fraser e Tithi Bhattacharya

13) A guerra civil na França de Karl Marx

14) Teoria econômica marxista: uma introdução, de Osvaldo Coggiola

15) Grundrisse, de Karl Marx


Quem foi Karl Marx?

Para saber mais sobre o autor que atravessou o século XX e adentrou o século XXI mais vivo que nunca, confira a mesa Uma introdução à vida e obra de Karl Marx, com José Paulo Netto e Ana Paula Salviatti, e mediação de Rita Von Hunty (Tempero Drag) e também a estreia da nova série da TV Boitempo, Redescobrindo o jovem Marx, em que o renomado pesquisador alemão Michael Heinrich nos convida a redescobrir o período de juventude do filósofo e revolucionário ao longo de sete episódios.

Algumas leituras para complementar:
Karl Marx: uma biografia, de José Paulo Netto
Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra (1818-1841), de Michael Heinrich
O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos (1881-1883), de Marcello Musto
Marx: uma introdução, de Jorge Grespan


Marx e teoria do valor

Como Marx define “valor”? Qual é a “teoria do valor” de que ele fala? Como ela se diferencia das teorias utilitaristas e marginalistas do valor, bem como das teorias do valor-trabalho de economistas políticos clássicos como Adam Smith e David Ricardo? Michael Heinrich comenta sobre o conceito marxiano de valor nesta primeira vídeo-aula sobre VALOR para a série Léxico Marx.

A série #LéxicoMarx tem alguns dos maiores estudiosos da obra de Marx no Brasil e no mundo apresentando conceitos chave do instrumental marxiano. Já foram abordados conceitos como alienação, acumulação primitiva, Estado, ideologia, bonapartismo e muitos outros.


Marx e a Comuna de Paris

A primeira experiência histórica de um governo proletário impactou profundamente Marx. Michael LöwyRuy Braga e Sofia Manzano, com mediação de Aline Klein (Jacobin Brasil), debateram sobre a influência do acontecimento que completou 150 anos esse ano na live Marx e a Comuna de Paris.

Algumas leituras para complementar:
O caderno azul de Jenny: a visita de Marx à Comuna de Paris, de Michael Löwy e Olivier Besancenot
A guerra civil na França, de Karl Marx
Paris, capital da modernidade, de David Harvey
Revoluções, organizado pelo Michael Löwy


Marx e o anticolonialismo revolucionário

Quando Marx afirmou que “os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”, os ecos dessa advertência reverberaram (e continuam reverberando) em muitos corações e mentes. Um desses filósofos que compreendeu o mundo a partir das influências de Marx, mas que também foi um grande transformador, foi Frantz Fanon. Para saber mais, veja o debate Marx, Fanon e o anticolonialismo revolucionário, com Jones Manoel e Priscilla Santos, e mediação de Marcília Brito.

Algumas leituras para complementar:
Escritos políticos, de Franz Fanon
Marx nas margens, de Kevin B. Anderson
O marxismo ocidental, de Domenico Losurdo
Marxismo e questão racial, organizado por Silvio Almeida


Marxismo e o ecossocialismo

Para entender como Marx enfatizou o papel da natureza como componente essencial de toda a produção, Kohei Saito, autor de O ecossocialismo de Karl Marx: capitalismo, natureza e a crítica inacabada à economia política, conversou com Sabrina Fernandes, com mediação de Guilherme Prado na mesa Marx e o ecossocialismo.

Algumas leituras para complementar:
O ecossocialismo de Karl Marx: capitalismo, natureza e a crítica inacabada à economia política, de Kohei Saito
Dialética da natureza, de Friedrich Engels
Os despossuídos, de Karl Marx
Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx


Marxismo feminista

O debate Marx, gênero e o feminismo, com Maria Lygia Quartim de MoraesBruna Della Torre e Helena Silvestre, e mediação de Bárbara Araújo, buscou compreender as potencialidades de um marxismo necessariamente feminista para continuidade e expansão do legado de Marx.

Algumas leituras para complementar:
O patriarcado do saláriode Silvia Federici
Sobre o suicídio, de Karl Marx
Margem Esquerda #33- Dossiê: Marxismo e lutas LGBT


Manifestos para mudar o mundo

O debate Manifestos: comunismo, socialismo e feminismo para os 99%, com Bhaskar SunkaraNancy Fraser Osvaldo Coggiolae mediação de Daniela Mussi, destacou a força política de uma das obras mais conhecidas de Karl Marx, o Manifesto Comunista à luz de dois manifestos mais recentes, O manifesto socialista de Sunkara e o Feminismo para os 99%, de Fraser em coautoria com Tithi Batthacharya e Cinzia Arruzza.

Algumas leituras para complementar:
Manifesto comunistade Karl Marx e Friedrich Engels
O manifesto socialista, deBhaskar Sunkara
Feminismo para os 99%: um manifestode Cinzia Arruzza, Nancy Fraser e Tithi Bhattacharya


Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

Não deixe de se inscrever no nosso canal para receber nossos conteúdos em primeira mão. Com vídeos novos todas as segundas, quartas e sextas, a TV Boitempo reúne cursos exclusivos, gravações de debates, palestras e aulas promovidos pela editora, além de reflexões inéditas de nossos autores sobre temas diversos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco dos 280 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro.

Nenhum comentário: