segunda-feira, 21 de junho de 2021

Lula lá?

 

Lula lá? Não precisava, ele estava nas ruas. Por Fernando Brito

 

Publicado originalmente no blog do autor 

Por Fernando Brito

PUBLICIDADE
Manifestações do 19J em SP – Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert

Se, no curto prazo, o cenário político empurra Jair Bolsonaro para baixo, é preciso estar atento que os nichos de estupidez que, ao longo do tempo, ele construiu e fortificou.

Todo mundo que tem um “grupo de família” no WhatsApp ou sabe de um onde o bolsonarismo, senão impera, está vivo e respirando, entre mensagens cristãs e a incansável repetição de motes sobre a “corrupção” que a mídia transformou em realidade onipresente para eles, durante anos.

Por isso é tão importante o movimento que se registra na cobertura dos atos de ontem, inclusive o editorial lido no Jornal Nacional, em tom solene e dramático: “Quando estão em perigo coisas tão importantes como o direito à saúde, por exemplo. Ou o direito de viver numa democracia. Em casos assim, não há dois lados. E é esse o norte que o Jornalismo da Globo continuará a seguir”.

Claro que, como diz a jornalista Eliara Santana – da equipe do site de análises de mídia Manchetômetro, ligado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. e colunista do Viomundo – todos nós sabemos “o que a Globo fez no verão passado” e, certamente, será capaz de fazer em futuros verões. (Leia aqui o seu ótimo artigo)

Mas a inflexão da cobertura global e de, praticamente, toda a grande mídia em relação ao desgoverno que temos é, tanto quando a mobilização da sociedade, um poderoso antiviral contra a replicação da selvageria que, pela primeira vez, parece estar enquistada nestes nichos e em agrupamentos marginais à política: milícias, paramilicianos, armamentistas e imbecis de várias modalidade que, na mediocridade do bolsonarismo, pretendem virar estrelas, olavos de carvalho da pseudociência.

Não devemos temer que este movimento de mídia possa ser a origem de uma alternativa de direita aos agrupamentos selvagens de Bolsonaro. Estes, ele destruiu e destrói sistematicamente e basta olhar a ruína dos partidos que ele provoca, a quase dissolução dos MBL da vida e a transformação de João Doria num candidato nanico, um quase Amoedo paulista.

PUBLICIDADE

A candidatura Lula, fosse nos desenhos de Asterix, o personagem famoso de Hergé, é como o simpático Obelix: não precisa de nenhuma poção de mágica midiática para ser o antibolsonaro. Ele o é naturalmente, porque Bolsonaro só pode acontecer com a interdição de sua candidatura pelo também agora depenado Sergio Moro.

Lula é um programa.

Por isso, não era preciso que ele estivesse ontem, fisicamente, nas manifestações de rua. Ele e sua candidatura como ferramenta de deposição do atual governo, democrática e eleitoralmente, estavam em cada metro de asfalto.

A extrema direita estava louca pela chance de demonizar os protestos apontando sua figura. E a direita, que se rebatizou de “centro” idem, porque achava que, com isso, disseminaria as intrigas e manipulações para “explicar” que precisaríamos sair de uma falsa poplarização que estava expressa, ali, em praças e avenidas de todo o Brasil.

A verdade, na política, é o que a realidade expressa. E nada mais expressivo que as ruas de ontem pelo Brasil.

Nenhum comentário: