segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Eleições no Rio.

 

8 h 
Felipe Santa Cruz confirmou, neste fim de semana, a sua candidatura ao governo do Rio e, pelas reuniões que teve com o ex-presidente, o caminho natural do seu partido e o desenrolar dos últimos acontecimentos é outro que não vai abrir mão de receber também o apoio de Lula. O atual presidente da OAB foi uma das vozes importantes que se levantou contra os desmandos da Operação Lava-Jato, tem família com vínculos históricos com o PT, baixíssima rejeição e será sem dúvida nenhuma um importante nome na disputa estadual que pode render bons frutos para o projeto Lula-presidente. Assim como Rodrigo Neves, outro pré-candidato perseguido e preso ilegalmente pelo bando de Sérgio Moro, depois do massacre que sofreu da Globo (e do PSOL) e que, como disse no sábado, é mais um nome que Lula poderá aproveitar para robustecer a sua candidatura aqui no Rio.
Agora vejam vocês a ironia, os dois pré-candidatos estão abertos ao apoio de Lula, sem exigir exclusividade e com todas as condições de dar a justa e bem vinda contrapartida que ele precisa. E ainda tem quem acredite que diante disso tudo, de dois quadros potentes, anti-lavajatistas e com 'garrafas pra vender', o PT deva abrir mão da necessária pluralidade que o fará consolidar uma vitória maiúscula no Rio pra cair no 'abraço da morte' do único, repito, único pré-candidato ao governo que esteve na base de apoio da Operação Lava-Jato, sempre fiel aos ditames da Globo, que quando abre a boca pra falar o povo sai correndo sem entender patavinas. É subestimar demais a inteligência e a capacidade de Lula de definir um jogo ganho no xadrez da política.
É claro que a pressão da turma do "Uh, é o Freixo" vai continuar. E isso obrigará Lula a ir equilibrando os pratos com muito cuidado pra não ferir suscetibilidades antes da hora. Mas a gente pode já afirmar aqui que depois da votação do deputado pró-Moro e Dallagnol e com os outros candidatos sentindo o vácuo e piscando pra Lula, a chance do candidato Globo-Lava-jato ter o apoio exclusivo no Rio é zero. Vai ter foto abraçado, vai ter declaração disso e daquilo, entre birras, chantagenzinhas baratas e a velha tática de aproximação calculada pra mandar recado. Não importa, esse jogo já está vencido por Lula, que terá mais de um 'palanque' aqui no Rio pra derrotar Bolsonaro na sua casa e consolidar a sua ida pela terceira vez ao posto de maior presidente da história do Brasil. #Botaféno13

Nenhum comentário: