quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Não tem prá ninguém!

 

Pesquisa PoderData: não há 3ª via contra Lula

Nova pesquisa, nada muda.

Ou melhor, Lula vai chegando, pouco a pouco, numa situação de vitória em primeiro turno.

O Poderdata, do site Poder360, divulgado hoje, dá ao ex-presidente 42% das intenções de voto, contra 45% da soma de todos os outros candidatos, dentro da margem de erro que lhe permitiria ter 50% dos votos válidos. Hoje, diz a pesquisa, tem 47,7% neste critério, que é aplicado nas eleições.

Bolsonaro oscila 2 pontos – o mesmo da margem de erro – para baixo, o mesmo número que Lula cresce. Moro varia 1%, isto é, nada. Ciro aparece com desoladores 3%, um a mais que João Dória, que amarga um empate com o desconhecido André Janones. Alessandro Vieira e Simone Tebet têm 1%. Rodrigo Pacheco e o tal Luiz Felipe, do Novo, zero.

Lula segue franco favorito e ninguém ameaça o segundo lugar de Bolsonaro.

No segundo turno, se houver, a vantagem de Lula é enorme. Os resultados estão no gráfico abaixo, mas os traduzo em votos válidos: neles, a vitória de Lula nunca é de menos de 61% (contra Bolsonaro) e sempre mais contra os outros. Contra Moro, 65%; diante de Ciro, 71% e, enfrentando Doria, 75%.

Não existe, portanto, 3ª via.

Mas há, também está claro, espaço para crescer a “antecipação de voto” e, assim, uma decisão ainda na primeira volta eleitoral.

Nenhum comentário: