Não dá mais para fazer de conta que não esta acontecendo...
Não dá mais para fazer de conta que não está acontecendo nada na Bolívia. Brasil, Argentina e Colômbia, países que compõem o Grupo de Amigos, precisam intervir, e já, junto a oposição boliviana para conter a escalada de violência e provocações que ela iniciou e que ameaça, sim, o fornecimento de gás para o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Se o que está acontecendo na Bolívia e suas conseqüências para nós e para os outros vizinhos não for uma razão suficiente, não sei mais o que é uma agressão e uma violação de tratados internacionais. Sem contar a violação da Constituição e das regras democráticas bolivianas aprovadas pela própria oposição.
Nossa mídia tem tratado com pouco destaque e de forma distorcida os atos e ações da oposição boliviana. Não mostra, e é preciso deixar claro que essa oposição acabou de perder o referendo revogatório - convocado por ela mesmo - que confirmou Evo Morales como presidente da República com apoio de mais de dois terços dos bolivianos.
Provocações e mídia conivente nós já conhecemos
É preciso deixar claro para a oposição que o caminho é o diálogo e a negociação. O Grupo de Amigos pode e deve ajudar nesse sentido, zerando o processo e começando uma nova fase de negociações. Ao apelar para a violência, a oposição quer obrigar o governo a reprimir para justificar uma guerra civil ou uma condenação internacional a Evo Morales.
E, repito, lamentavelmente faz isso com o silêncio cúmplice da grande mídia latino-americana que não condena a escalada de ocupações de prédios públicos, a obstrução de estradas e postos fronteiriços, os ataques violentos e as agressões a apoiadores e simpatizantes do Movimento para o Socialismo (MAS), partido do presidente.
Os dois jogos nós já conhecemos - o da oposição provocando repressão e o comportamento conivente da grande mídia. Conhecemos pelas experiências da própria América Latina no passado.
É preciso fazer a oposição boliviana entender que não permitiremos que ela tome o poder a força ou que sabote o governo de Evo Morales. E não permitiremos para o nosso próprio bem e para a paz na região. O resto é não saber defender o interesse nacional.
Fonte: Blog do Zé Direceu.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá,visitei seu blog e li alguns artigos sobre América Latina, bem achei interessante , e pelo que percebi o assunto te atrai também, afinal devemos sim discutir as relações internacionais e principalmente do que se trata do nosso continente!
ResponderExcluirEstou com um projeto cietífico, chamado América Latina em Ebulição em desenvolvimento e queria pedir-lhe uma ajuda para o nosso complemento! Seria possível conceder-nos uma pequena entrevista sobre o assunto e as questões Latino-Americanas?Qualquer coisa poderia me mandar um e-mail? joaopaulo_ce1992@hotmail.com
obrigado, desde já!