Valor Econômico - 03/07/2009
Vão-se lá quase duas décadas de esvaziamento crescente dos militantes partidários que enchiam as ruas brasileiras nas campanhas eleitorais. Sua figura, quase sempre esteriotipada (sic), sempre esteve ligada aos partidos de esquerda, que contavam com a colaboração espontânea de seus filiados e simpatizantes. Foi assim na vitória de Leonel Brizola ao governo do Rio em 1982 e na virada de última hora que levou Luiza Erundina a se tornar a primeira prefeita mulher de São Paulo em 1988.
Desde meados da década de 90 que as esquinas estão sendo tomadas por "militantes" profissionais. São, em geral, jovens desempregados das periferias das grandes cidades contratados pelos partidos para agitar bandeiras, estender faixas ou vestir a camisa de algum candidato em troca de alguns poucos reais ao dia. O militante histórico envelheceu, desiludiu-se e ficou em casa, na frente do computador
Os blogs são as armas dessa nova militância. Em geral, são maniqueístas e dividem políticos - e seus aliados - em anjos e demônios. Eles são feitos em todos os cantos do país e, basicamente, podem ser divididos em duas categorias: críticos ácidos dos partidários do governador paulista, José Serra, ou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva..
Dois de seus principais expoentes são jornalistas experientes, Reinaldo Azevedo, colunista da revista "Veja", e Paulo Henrique Amorim, apresentador da "TV Record". Os embates perpetrados nos blogs de ambos reverberam em ampla rede de colunistas online, uma boa parte dela formada por blogueiros anônimos. "Os blogs políticos de cidadãos comuns fazem parte de uma rede ampla de gente que quer ser ouvida, que quer dar sua opinião e que não tinha canal para isso", diz Sérgio Amadeu, professor da faculdade Cásper Líbero e pesquisador da internet.
Afirmando ter a missão de "desmascarar a máfia midiática que infesta nosso país", o blog Cloaca News foca seus ataques no governador de São Paulo, José Serra, e nos partidos que o apoiam, que, para ele, têm a simpatia dos principais veículos de comunicação do país. Criado e tocado por um jornalista gaúcho(*) que não se identifica, a coluna digital tem mais de 200 mil acessos desde que foi criada, no final de outubro de 2008. "Nosso blog, sozinho, não vai a lugar algum, mas temos já a noção do efeito multiplicador instantâneo dos blogs", diz o autor por e-mail, sem se identificar.
Na outra ponta, outro blog também cativa audiência. Batizado de Coturno Noturno, é feito por um morador de Florianópolis (SC) que também não se identifica. Mira os ataques no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O site, que defende posições polêmicas, como o golpe militar em Honduras, já conta com mais de 1,2 milhão de visitas.
Em ambos os casos, os blogs são tão bem escritos quanto violentos nas críticas e sátiras contra seus opositores. Moriael Paiva, que vem atuando em campanhas políticas por meio da internet desde 2002, não acredita que eles tenham poder para mudar opiniões. Para ele, os blogs servem, na verdade, como reafirmação para grupos que já concordam com as ideias ali expostas. "Quem está ali já tem a opinião formada, não há espaço para fazê-lo mudar de lado", diz Paiva, cotado para comandar a campanha na internet do candidato tucano.
Mas apesar desse poder limitado de influência, os blogs políticos fazem parte de uma rede importante composta por militantes que atuam em diferentes áreas. São eles que podem dar sustentação a discussões em redes sociais, como o Orkut. A estratégia dos partidos passa por fazer com que esses usuários fiéis funcionem como disseminadores das propostas dos candidatos. Foi por meio dessa rede de militantes digitais que Barack Obama conseguiu que os 1,8 mil vídeos que postou no You Tube fossem vistos mais de 20 milhões de vezes. (YB).
Fonte:Blog Cloaca News
Vão-se lá quase duas décadas de esvaziamento crescente dos militantes partidários que enchiam as ruas brasileiras nas campanhas eleitorais. Sua figura, quase sempre esteriotipada (sic), sempre esteve ligada aos partidos de esquerda, que contavam com a colaboração espontânea de seus filiados e simpatizantes. Foi assim na vitória de Leonel Brizola ao governo do Rio em 1982 e na virada de última hora que levou Luiza Erundina a se tornar a primeira prefeita mulher de São Paulo em 1988.
Desde meados da década de 90 que as esquinas estão sendo tomadas por "militantes" profissionais. São, em geral, jovens desempregados das periferias das grandes cidades contratados pelos partidos para agitar bandeiras, estender faixas ou vestir a camisa de algum candidato em troca de alguns poucos reais ao dia. O militante histórico envelheceu, desiludiu-se e ficou em casa, na frente do computador
Os blogs são as armas dessa nova militância. Em geral, são maniqueístas e dividem políticos - e seus aliados - em anjos e demônios. Eles são feitos em todos os cantos do país e, basicamente, podem ser divididos em duas categorias: críticos ácidos dos partidários do governador paulista, José Serra, ou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva..
Dois de seus principais expoentes são jornalistas experientes, Reinaldo Azevedo, colunista da revista "Veja", e Paulo Henrique Amorim, apresentador da "TV Record". Os embates perpetrados nos blogs de ambos reverberam em ampla rede de colunistas online, uma boa parte dela formada por blogueiros anônimos. "Os blogs políticos de cidadãos comuns fazem parte de uma rede ampla de gente que quer ser ouvida, que quer dar sua opinião e que não tinha canal para isso", diz Sérgio Amadeu, professor da faculdade Cásper Líbero e pesquisador da internet.
Afirmando ter a missão de "desmascarar a máfia midiática que infesta nosso país", o blog Cloaca News foca seus ataques no governador de São Paulo, José Serra, e nos partidos que o apoiam, que, para ele, têm a simpatia dos principais veículos de comunicação do país. Criado e tocado por um jornalista gaúcho(*) que não se identifica, a coluna digital tem mais de 200 mil acessos desde que foi criada, no final de outubro de 2008. "Nosso blog, sozinho, não vai a lugar algum, mas temos já a noção do efeito multiplicador instantâneo dos blogs", diz o autor por e-mail, sem se identificar.
Na outra ponta, outro blog também cativa audiência. Batizado de Coturno Noturno, é feito por um morador de Florianópolis (SC) que também não se identifica. Mira os ataques no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O site, que defende posições polêmicas, como o golpe militar em Honduras, já conta com mais de 1,2 milhão de visitas.
Em ambos os casos, os blogs são tão bem escritos quanto violentos nas críticas e sátiras contra seus opositores. Moriael Paiva, que vem atuando em campanhas políticas por meio da internet desde 2002, não acredita que eles tenham poder para mudar opiniões. Para ele, os blogs servem, na verdade, como reafirmação para grupos que já concordam com as ideias ali expostas. "Quem está ali já tem a opinião formada, não há espaço para fazê-lo mudar de lado", diz Paiva, cotado para comandar a campanha na internet do candidato tucano.
Mas apesar desse poder limitado de influência, os blogs políticos fazem parte de uma rede importante composta por militantes que atuam em diferentes áreas. São eles que podem dar sustentação a discussões em redes sociais, como o Orkut. A estratégia dos partidos passa por fazer com que esses usuários fiéis funcionem como disseminadores das propostas dos candidatos. Foi por meio dessa rede de militantes digitais que Barack Obama conseguiu que os 1,8 mil vídeos que postou no You Tube fossem vistos mais de 20 milhões de vezes. (YB).
Fonte:Blog Cloaca News
Nenhum comentário:
Postar um comentário