sábado, 8 de agosto de 2009

EUA - A reativação da Quarta Frota no atual contexto da América Latina.

do site do CEBRAPAZ

O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz), imbuído em promover a luta pela paz, o debate de ideias e a análise sobre os principais acontecimentos internacionais, vem a público trazer mais uma edição da coleção dos Cadernos Cebrapaz, desta vez com uma coletânea de textos apresentados durante o Seminário “A reativação da Quarta Frota no atual contexto da América Latina”, realizado com o apoio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no mês de novembro de 2008, contando com a participação de vários especialistas no estudo das relações internacionais.

Os EUA reativam a Quarta Frota de sua marinha de Guerra num contexto em que a América Latina ruma para a consolidação de um bloco regional que se caracteriza pelas posturas solidárias e independentes, construindo fóruns regionais, como o Mercosul, Unasul, Alba e por último o Conselho de Defesa comum à região sul da América, afastando-se objetivamente da tutela estadunidense. O relançamento da Quarta Frota ocorre também no momento em que o Brasil realiza importantes descobertas petrolíferas na chamada Amazônia Azul, que o podem levar a ser um dos grandes produtores de petróleo do mundo.

O Cebrapaz, como expressão organizada da sociedade brasileira na luta em defesa da soberania e da paz, vem a público debater este tema de grande interesse na atual conjuntura nacional e regional. A realização deste seminário faz parte do esforço para ampliar o debate sobre um tema que afeta o conjunto da sociedade brasileira. Os textos refletem a opinião de seus autores, encontram-se em linguagem Apresentação clara e direta, tendo como núcleo de sua análise as dimensões históricas e os distintos elementos geopolíticos que fazem com que os Estados Unidos depois de mais 50 anos reativem a Quarta Frota nos mares e rios da América Latina e Caribe, para assegurar seus interesses imperialistas, numa clara e perigosa ameaça à soberania dos povos e países da região.

Ao organizar o Seminário, dialogando com acadêmicos especialistas em política internacional e lançar esta publicação, o Cebrapaz faz um esforço militante, aprofundando a análise dos acontecimentos para fortalecer a atuação organizada diante das ameaças que pairam sobre nosso continente e o Brasil. Para o Cebrapaz, somente a mobilização dos povos e das nações, a organização de uma ampla campanha no Brasil e na América Latina pode frear as ações expansionistas do imperialismo estadunidense.

Fortalecer a corrente cultural pela Paz e contra a militarização e as guerras é o grande desafio dos militantes da Paz e de todos que lutam por construir um mundo justo e mais humano.

Diretoria do Cebrapaz.
Fonte: Blog Márcia e suas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário