sexta-feira, 12 de julho de 2013

MANIFESTAÇÃO DAS CENTRAIS SINDICAIS NO RIO DE JANEIRO.


imagem de Helio J. Rocha-Pinto


Helio J. Rocha-Pinto 
 
Nova Guerra no Rio de Janeiro e TV Globo se finge de morta

Segue um relato de acontecimentos no Rio de Janeiro, no dia 11 de julho, por repórteres do G1. Houve confronto no Centro, em Laranjeiras e no Flamengo. Alguns confrontos começaram bem cedo e se estendem até às 23:00. Novamente houve policiais mascarados, sem identificação, prendendo manifestantes, moradores e transeuntes, atacando bares, espancando indiscriminadamente. Chegaram a invadir um Hospital em Laranjeiras atrás de manifestantes que lá se esconderam. E o governador nada fez até agora com respeito às demandas das manifestações -- ao contrário, foi pego usando helicóptero do governo para se locomover diariamente para ir para casa, num trajeto de 7 km, e para ir para sua mansão de praia na Costa Verde, com família e empregados, durante o fim de semana.
----

23:22Os manifestantes seguiram em paz em direção ao metrô de Botafogo, relata a repórter Mariucha Machado.  23:21Aderson Bussinger, vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB fez uma negociação com o comando da PM para tirar os poucos manifestantes que permaneciam em em frente à Casa de Saúde Pinheiro Machado, informa Mariucha Machado.
23:18
Uma confusão acontece neste momento na Rua Senador Correia, em Laranjeiras, próximo à Praça São Salvador, informa a repórter Priscilla Souza.
23:17
Uma cápsula de bala foi encontrada dentro da Casa de Saúde Pinheiro Machado, informa a repórter Mariucha Machado.
23:06
O chefe da segurança do governador, saiu do Palácio Guanabara e foi até a Casa de Saúde Pinheiro Machado verificar o que tinha acontecido no local. “É lamentável”, disse à repórter Priscilla Souza.
23:06
A Comissão de Direitos Humanos da OAB vai escoltar manifestantes até o metrô. Segundo a Comissão, além do rapaz ferido, uma jovem foi ferida com uma bala de borracha na cabeça. Não há informações do local para onde ela foi relata.
22:54
Integrantes da Comissão de Direitos da OAB estão tentando intermediar junto à polícia a saída de manifestantes de dentro da Casa de Saúde Pinheiro Machado, informa a repórter Priscilla Souza.
22:54
Thiago Earp foi atendido na Casa de Saúde Pinheiro, conforme relato da repórter Priscilla Souza.
22:53
Thiago Earp, produtor cultural, foi ferido por uma balas de borracha no braço, no quadril e na perna. O manifestante contou que estava em frente ao Palácio Guanabara quando a polícia disparou jatos d´água, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha encurralando os manifestantes. “Explodiu uma bomba no meu pé e eu fui atingido por balas de borracha. Nós fomos destruídos em frente ao palácio”.
22:48
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informa que a Rua Pinheiro Machado está totalmente liberada ao tráfego em ambos os sentidos. Mais cedo, a via precisou ser interditada devido a uma manifestação na altura do Palácio Guanabara. No momento, o trânsito é normal na via. Agentes da CET-Rio orientam os motoristas.
22:39
Ela acrescentou que a porta de vidro foi quebrada pela polícia, mas que alguns manifestantes entraram na Casa de Saúde para se refugiar, enquanto outros tentaram fazer atos de vandalismo. "Teve um rapaz que foi para o segundo andar, onde fica o CTI e pegou um extintor de incêndio. Isso não pode acontecer", disse ela à repórter Priscilla Souza.
22:38
Uma funcionária da Casa de Saúde Pinheiro Machado que não quis se identificar falou com a repórter Priscilla Souza."Têm pacientes lúcidos assustados. Toda a equipe médica sofrendo com os efeitos do gás. A Casa de Saúde vai atender quem estiver passando mal, mas não podemos admitir tumultos aqui dentro", disse ela.
22:30
Segundo informações da 9ª DP (Catete), quatro pessoas foram levadas para a delegacia, após a confusão no Palácio Guanabara. As autoridades ainda ouvem os detidos.
22:27
Policiais nas ruas informam que dois carros foram queimados na Avenida Chile agora à noite.
22:26
Devido a manifestação, o ônibus de integração 580 (Largo do Machado / Cosme Velho) não está circulando. MetrôRio informa: devido a manifestação, na estação Botafogo apenas os acessos Voluntários e São Clemente - Humaitá estão abertos.
22:24
Homens do Choque retiram o estilhaço dos vidros da porta da Casa de Saúde Pinheiro Machado, que foi quebrada com um tiro de bala de borracha. O registro é de Priscilla Souza.
22:23
Segundo funcionários da Casa de Saúde Pinheiro Machado, o gás lacrimogêneo chegou até o CTI da unidade hospitalar. Eles ajudaram as pessoas que enetraram passando mal com o cheiro do gás. Após o ocorrido, os policiais pediram que todos saíssem, revistando um por um, relata a repórter Priscilla Souza.
22:17
O trânsito na Rua Pinheiro Machado foi liberado nos dois sentidos.
22:15
Manifestantes se refugiaram na casa de saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, e os policiais atiraram contra a Casa de Saúde e quebraram o vidro do estabelecimento. De acordo com a repórter Priscilla Souza, o coronel Rene Alonso, do Bope, passou mal com o gás que foi atirado pelos policiais. Ainda de acordo com a repórter, médicos da unidade ficaram assustados e havia pacientes sendo atendidos no local.
22:15
Os policiais retiraram todas as pessoas dentro da Casa de Saúde Pinheiro Machado. Eles pedem identificação e revistam um a um, conforme relata a repórter Mariucha Machado.
22:09
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que a Rua Pinheiro Machado está interditada, nos dois sentidos, na altura do Palácio Guanabara, por causa de uma manifestação na via. Os motoristas que seguem do Túnel Santa Bárbara para a Zona Sul são desviados para saída da Rua das Laranjeiras. No sentido Catumbi, o acesso ao túnel também é feito pela Rua das Laranjeiras. Agentes da CET-Rio orientam os motoristas no local.
22:08
Uma porta de vidro da Casa de Saúde Pinheiro Machado foi quebrada, informa a repórter Mariucha Machado.
22:07
Bombas de gás lacrimogêneo foram jogadas na porta da Casa de Saúde Pinheiro Machado. Pessoas entraram correndo na unidade hospitalar, conforme relata a repórter Mariucha Machado.
22:05
Neste momento, a polícia joga bombas contra os manifestantes em frente ao Palácio Guanabara, conforme relata a repórter Mariucha Machado.
22:03
O comandante do Bope, coronel René Alonso, está acompanhando a manifestação à paisana, conforme informou a repórter Priscilla Souza. Neste momento, o Choque avança pela Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras.
22:01
Os policiais fecharam novamente a Rua Pinheiro Machado. Um blindado da PM está no local, conforme relato da repórter Mariucha Machado.
22:00
A polícia informou que duas pessoas foram detidas por desacato e levadas para a 9ª DP (Catete).
21:51
Manifestantes gritam 'Olha eu aqui de novo", enquanto policiais obervam. O relato é da repórter Priscilla Souza.
21:49
Um grupo que permanece em frente ao Palácio Guanabara grita "Cabral é ditador", conforme relata a repórter Mariucha Machado.
21:47
Manifestantes permanecem na Rua Pinheiro Machado, em frente ao Palácio Guanabara, conforme o registro da repórter Priscilla Souza.
21:41
Um blindado da PM está neste momento na Rua Pinheiro Machado, onde fica o Palácio Guanabara, sede do governo no Rio.
21:35
O trânsito na Rua Pinheiro Machado foi liberado. Um grupo de manifestantes permanece em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, conforme informou a repórter Priscilla Souza.
21:34
Grupo ateou fogo em lixo na Rua Paisandu, no Flamengo, informa a repórter Mariucha Machado.
21:33
Policiais deixam o Flamengo sob os gritos de "Isso é ditadura", informa a repórter Maricuha Machado.
21:30
Moradores vaiam a chegada dos policiais no Flamengo.
21:26
O governador do Rio de Janeiro se pronunciou através de nota: "O vandalismo não será tolerado no Estado do Rio de Janeiro.
Grupos que vão para as ruas com o objetivo claro de gerar o pânico e destruir o patrimônio público e privado tentam se aproveitar das recentes manifestações legítimas de milhares de jovens desejosos de participar e aperfeiçoar a democracia conquistada com muita luta pelo povo brasileiro."
21:19
O trânsito na Marquês de Abrantes está interrompido.
21:14
Choque na Marquês de Abrantes.
21:14
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não há informações de feridos no Hospital Souza Aguiar.
21:13
Cerca de 100 pessoas voltaram para o Palácio Guanabara após a primeira confusão. O grupo se reuniu novamente por volta de 20h30 e houve uma nova confusão quando um dos manifestantes foi abordado pela polícia, que suspeitava que ele portava bombas caseiras. Houve novo confronto e a PM lançou bombas de gás lacrimogêneo. Neste momento, há cerca de 50 pessoas em frente ao Palácio Guanabara.
21:10
Confusão na rua Marquês de Abrantes, no Flamengo
21:08
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informa que a Rua Pinheiro Machado está liberada no sentido Catumbi. O sentido Botafogo continua interditado, na altura do Palácio Guanabara, devido a uma manifestação que acontece na via. Quem segue para Botafogo deve utilizar o desvio pela Rua das Laranjeiras. No momento, o trânsito é lento na região.
21:07
MetrôRio informa: a estação Flamengo foi reaberta.

21:05
Moradores do Flamengo reclamam de barulho de bomba e cheiro de gás lacrimogêneo. Há correria na Rua Marquês de Abrantes.
21:04
A Rua Pinheiro Machado está liberada no sentido Catumbi, segundo a Prefeitura. O sentido Botafogo continua interditado, na altura do Palácio Guanabara, devido ao protesto.
20:57
Policias do Batalhão de Choque abordam e revistam estudantes na Rua Marquês de Paraná, no Flamengo, informa a repórter Mariucha Machado.
20:56
Segundo a PM, 12 maiores e oito menores foram detidos e encaminhados para a 5ª DP (Mem de Sá).
20:41
O Metrô Rio informou que a estação Flamengo, na Zona Sul, estava fechada às 20h40 devido a manifestação nos arredores.
20:41
Segundo a assessoria da Polícia Militar, o policial não identificado ferido na cabeça foi encaminhado ao Hospital da Polícia Militar; Não há informações sobre o seu estado de saúde.
20:39
Segundo informações da 5ª DP (Mem de Sá), dez homens presos e dois menores apreendidos estão prestando esclarecimentos, às 20h40, por terem sido encontrados com objetos incendiários na manifestação desta quinta-feira (11). Segundo a polícia, o procedimento está em andamento e ainda não há mais informações.
20:39
Segundo a assessoria da Polícia Civil, o delegado da 5ª DP (Mem de Sá) está apreciando a ocorrência dos detidos na manifestação e não dará mais detalhes até que termine o trabalho.
20:27
A Avenida Rio Branco está totalmente liberada. Sem retenção.
20:27
A Rua Evaristo da Veiga está totalmente liberada para o trânsito.
20:27
Algumas viaturas da PM entraram na Rua Pinheiro Machado, onde fica o Palácio Guanabara. A área foi cercada com grades, com duas barreiras.
20:26
Manifestantes atearam fogo em objetos na Rua Pinheiro Machado, em Laranejiras, na Zona Sul.
20:22
O Batalhão de Choque está no Largo do Machado, onde o comércio fechou as portas.
20:19
Manifestantes tentaram por volta das 20h05 invadir o Palácio Guanabara, inclusive atirando bombas artesanais. A barreira policial na frente do Palácio teve de reagir atirando artefatos não-letais de efeito moral.

20:13
O Batalhão de Choque avançou pela Avenida Rio Branco. Policiais jogaram bombas contra manifestantes que estavam na Praça Mahatma Gandhi, em direção ao Aterro do Flamengo, informa a repórter Priscilla Souza.
20:10
Segundo a sala de operações do 2ºBPM (Botafogo), cerca de 150 homens do batalhão foram deslocados para monitorar a manifestação em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul.
20:04
Avenida Rio Branco é liberada até a altura da Rua Araújo Porto Alegre. CET-Rio no local. Sem retenção.
19:59
Avenida Passos liberada ao tráfego. Trânsito normal na via.
19:59
Na Cinelâmdia, os motoristas desviam pela Rua Araújo Porto Alegre, informa a repórter Priscilla Souza.
19:58
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que estão liberadas ao tráfego a Avenida Rio Branco, até a altura da Avenida Almirante Barroso; a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária; e a Avenida Passos. O trânsito é normal na região. Agentes da CET-Rio atuam no local.
19:57
Segundo a PM, 500 pessoas particpam do protesto em Laranjeiras, em frente ao Palácio Guanabara.
19:55
MetrôRio informou que todas as estações estão abertas e funcionando às 19h50.  No entanto, na estação Glória, apenas o acesso Glória estava aberto. Na estação Catete, apenas os acessos Catete e Silveira Martins estavam funcionando. Devido as manifestações, na estação Carioca, apenas o acesso Rio Branco estava aberto.
19:48
A Avenida Passos está interditada. Motoristas devem acessar a pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária.
19:39
Metrô Rio informa que o acesso Palácio da Estação Catete estava fechado por volta das 19h15.
19:39
Até agora, segundo a Polícia Militar, há dez suspeitos presos e dois menores apreendidos. Eles foram levados para a 5ª DP (Mem de Sá).
19:27
A estação Cinelândia foi reaberta às 19h25. Segundo o Metrô Rio, apenas os acessos Santa Luzia (Clube Militar) e Passeio (Odeon) estão funcionando. A estação chegou a ficar fechada por alguns minutos.
19:26
Um blindado do Batalhão de Choque está em cima da Praça da Cinelândia apontado contra manifestantes que estão na escadaria da Câmara Municipal, informa a repórter Priscilla Souza.
19:24
Segundo a PM, policiais que estão neste momento na manfiestação relatam que manifestantes mascarados estão atirando bombas artesanais contra a polícia.
19:24
Devido à manifestação nos arredores, a estação Cinelândia, no Centro do Rio, também foi fechada por volta das 19h20.
19:23
A polícia começa a usar o caminhão-pipa para jogar jatos d'água.
19:23
Muitas bombas de gás lacrimogêneo foram jogadas pela PM na Cinelândia para dispensar os manifestantes, informa a repórter Priscilla Souza.
19:18
Um caminhão-pipa da PM chega ao local da manifestação. Ele é usado para dispersar multidões com jatos d'água.
19:18
Bombas foram jogadas próximo ao Cine Odeon, na Cinelândia. A correria é grande no Centro, informa a repórter Priscilla Souza.
19:16
Segundo a PM, há informações de que um policial militar foi ferido na cabeça na manifestação.
19:11
Pessoas que entraram no protesto com os rostos cobertos acabaram expulsas pelos manifestantes, como mostrou o RJTV.
19:11
Luzes dos postes da Cinelândia e do Teatro Municipal foram apagadas, informam as repórteres Priscilla Souza e Mariucha Machado.
19:10
Manifestante é detido durante protesto no Centro do Rio, conforme relato da repórter Priscilla Souza. Mais tarde, ele foi liberado pela polícia.
19:08
A situação acalmou, mas o Choque jogou bombas próximo à Câmara de Vereadores, na Cinelândia. Uma mulher e uma criança passaram mal devido ao gás de pimenta, mas foram atendidas por voluntários, informa a repórter Priscilla Souza.
19:07
Imagens feitas com telefone celular e mostradas pela GloboNews mostram manifestante sendo detido.
19:07
A PM informa que 5 mil pessoas estão no protesto no Centro da cidade. As informações são da TV Globo.
19:05
Metrô Rio informa que os acessos à Estação da Cinelândia foram novamente fechados.
19:03
O Metrô Rio voltou a informar que o acesso Outeiro da Estação da Glória, na Zona Sul, estava fechado às 19h.
19:00
Manifestantes de refugiam dos afeitos das bombas de gás lacrimogêneo em bares da Cinelandia, informa a repórter Mariucha Machado.
18:58
Segundo o Metrô, por conta da manifestação próximo à estação Glória, na Zona Sul, apenas o acesso Glória estava aberto, às 19h.
18:58
O Batalhão de Choque acaba de chegar à Cinelândia, informa a repórter Priscilla Souza.
18:57
Um segundo grupo com carro de som chegou agora à Cindelândia. Os outros dois carros foram dispersados por conta da confusão, informa a repórter Priscilla Souza.
18:57
A polícia jogou mais bombas na Cinelândia gratuitamente, na altura do Theatro Municipal, informa a repórter Priscilla Souza.
18:55
Manifestante corre das bombas de gás lacrimogêneo.
18:52
Segundo informações do 5º BPM (Praça da Harmonia), o Batalhão de Choque da PM se encaminha para os focos de tumulto na manifestação no Centro do Rio. De acordo com a PM, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) permanece aquartelado.
18:51
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que a Rua Pinheiro Machado está interditada, nos dois sentidos, na altura do Palácio Guanabara, por causa de uma manifestação na via. Os motoristas que seguem do Túnel Santa Bárbara para a Zona Sul são desviados para saída da Rua das Laranjeiras. No sentido Catumbi, o acesso ao túnel também é feito pela Rua das Laranjeiras. Agentes da CET-Rio orientam os motoristas no local.
18:51
“Foi uma passeata vitoriosa, acima das expectativas das centrais sindicais. Essa questão final [confronto] foi resultado de um grupo de baderneiros que impediu que nós conseguíssemos fazer o ato final que estava marcado para a Cinelândia. Mas, independentemente disso, nós atingimos nosso objetivo”, disse Ronaldo Leite, presidente da Central de Trabalhadores  do Brasil no Rio de Janeiro, à repórter Priscilla Souza.
18:48
Manifestantes correm após confronto com a Polícia Militar.
18:47
De acordo o serviço reservado (P2) do 5º BPM (Praça da Harmonia), uma cabine da Polícia Militar na Rua da Carioca foi apedrejada por um pequeno grupo de manifestantes, que entrou em confronto com a polícia. Carros de som também foram atingidos por pedras. A PM ainda não tem informações de detidos.
18:45
O Metrô Rio informou que o acesso Odeon da estação da Cinelândia foi reaberto às 18h44. A estação ficou totalmente fechada por alguns minutos.
18:44
Ainda de acordo com o Twitter da Polícia Militar, um grupo de mascarados ateou fogo em objetos na Avenida Rio Branco, gerando risco de incêndio.
18:43
Manifestantes encontram-se na Rua Pinheiro Machado fechando completamente a via no sentido Botafogo com destino ao Palácio Guanabara.
18:42
Segundo a PM, Um grupo de cerca de 100 manifestantes vestidos de preto e com máscaras está praticando atos de vandalismo e agressões pelo Centro.
18:41
Segundo o Twitter do Metrô Rio, a estação da Cinelândia foi completamente fechada às 18h40 devido à manifestação.
18:39
A Polícia Militar está com 130 homens e mulheres na manifestação da Candelária. Segundo a PM, um grupo de aproximadamente 50 manifestantes cercou policiais de forma ameaçadora. Policiais jogaram arma não-letal de efeito moral para disperar. Os 50 manifestantes que cercaram os policiais tinham paus e pedras, e vários deles atacaram a Igreja da Candelária. Um homem que acertou um dos vitrais da igreja com uma pedra foi detido pelos policiais.
18:36
Grupo ateou fogo em objeto nas avenidas Rio Branco e Almirante Barroso.
18:33
Manifestantes ocupam, por volta das 18h30, a Rua das Laranjeiras, perto da rua Ipiranga, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. Segundo a Cet-Rio, o destino dos manifestantes é o Palácio Guanabara.
18:33
Muitas pessoas deixam a manifestação pela Rua Evaristo da Veiga. O cheio de gás lacrimogêneo é muito forte na região, informa a repórter Mariucha Machado.
18:32
Manifestante é detido durante protesto no Centro do Rio
18:31
A Força Sindical pediu para encerrar o ato no carro de som e a polícia ateou muitas bombas nos manifestantes, próximo ao carro, informa a repórter Priscilla Souza.
18:27
Há  muita correria e barulho de bombas no Centro do Rio.
18:27
Os caminhões de som seguem mais rápido em direção à Cinelândia devido à confusão. O grupo pretende encerrar o ato assim que chegar ao local, informa a repórter Mariucha Machado.
18:26
O clima é tenso na Cinelândia. Ao mesmo tempo que o grupo escuta o Hino Nacional, bombas são ouvidas.
18:26
Os manifestantes penduraram uma faixa gigante em
frente à Câmara dos Vereadores. "Cabral, Paes e Eike, a cidade do Rio não está à venda. A privatização faz mal à Saúde. Maraca pro povo! Aldeia resiste", informa a repórter Mariucha Machado.
18:24
Um grupo de aproximadamente 20 policiais passam correndo pela Rua Araújo Porto alegre, informa a repórter Mariucha Machado.
18:23
Segundo o Metrô Rio, na estação Cinelândia, apenas o acesso Odeon estava aberto às 18h25.
18:23
A polícia joga bombas de gás e dispara tiros de balas de borracha contra os manifestantes. O presidente da Força Sindical pede paz em cima de um carro de som.
18:21
Segundo o Twitter da Polícia Militar, o homem detido por atirar pedra em uma das janelas da Igreja da Candelária, no Centro do Rio, durante a manifestação, já foi liberado.
18:19
Grupo faz sátira ao Batalhão de Choque. O registro é da repórter Priscilla Souza.
18:18
Polícia jogou uma bomba de gás lacrimogêneo na esquina da Rua Manuel de Carvalho, próximo à Cinelândia. Houve correria, informou a repórter Priscilla Souza.
18:04
Passeata segue pela Avenida Rio Branco.
17:58
Cerca de 400 pessoas estão neste momento no Largo do Machado. A manifestação no local ainda não começou e o policiamento está reforçado na região.
17:49
Grupo avança na Avenida Rio Branco e chega até a rua Almirante Barroso, no Centro. Informa a repórter Mariucha Machado.
17:47
Manifestantes pedem o fim da Polícia Militar
17:40
Homem é detido pela PM na Candelária.
17:34
Os manifestantes estão na altura da rua Sete de Setembro, no Centro do Rio. Eles acompanham o hino nacional, informa a repórter Mariucha Machado.
17:31
A pista central da Avenida Presidente Vargas está interditada a partir do acesso para a pista lateral, na altura da Biblioteca, no sentido Candelária. O desvio é feito pela pista lateral para a Avenida Passos.
17:28
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há registro de entrada de feridos no Hospital Souza Aguiar.
17:25
Faixas levadas por manifestantes no Centro do Rio contra o governador Sergio Cabral e contra auxílio-moradia para juízes.
17:23
Jesus Cardoso, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e integrante da Central de Trabalhadores do Brasil, discutia com um grupo que usava máscaras. “Essas pessoas não fazem parte de nenhum movimento social no Brasil, eles são contra tudo e nós estamos em um país democrático. Eles querem suplantar os partidos, querem dividir o país e não melhorar, querem radicalizar uma coisa que é para se resolvida com o voto”, disse.
17:15
Índios que foram retirados do antigo Museu do Índio, chamado por eles de Aldeia Maracanã, também participam do protesto, como relata o protesto Bruno Sponchiado.
17:14
MetrôRio informa: devido a manifestação próxima a estação Carioca, apenas o acesso Rio Branco está aberto.
17:09
O representante da Força Sindical pediu que os manifestantes não utilizassem máscaras. O grupo Black Block, que não mostra o rosto, está presente na manifestação, informa a repórter Priscilla Souza.
17:07
PM usa bomba de efeito moral para dispersar multidão na Candelária
17:05
A Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, está liberada ao tráfego de veículos após manifestação na via, segundo a Prefeitura. O sentido contrário permanece interditado em ambas as pistas, com desvio sendo efetuado pela Avenida Passos. De acordo com o Centro de Operações Rio, o  trânsito é intenso na região.
16:59
PM usa bomba de efeito moral para dispersar multidão na Candelária.
16:58
A repórter Priscilla Souza registrou a vidraça quebrada por um manifestante próximo à Candelária.
16:56
A Secretaria Municipal de Educação esclarece que das 1.429 unidades escolares, apenas 1,3% não tiveram atendimento no turno da manhã. A Secretaria informa, ainda, que apenas 8,1% dos professores e 2,1% dos profissionais de apoio não trabalharam no turno da manhã desta quinta-feira (dia 11).
16:54
Neste momento, a Avenida Passos está interditada, entre Avenida Marechal Floriano e Avenida Presidente Vargas.
16:53
Policiais do 2º BPM (Botafogo) informaram que às 16h50 nenhum efetivo acompanhava uma manifestação na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul.
16:51
Após quebrar a vidraça da igreja, o homem foi detido pela polícia que foi levado arrastado pela rua. Ele começou a se debater e a polícia começou a usar da violência para contê-lo. A multidão cercou os policiais tacando pedras, garrafas de água e latas. Os agentes montaram uma barreira ao redor da igreja, informa a repórter Prisicilla Souza.
16:49
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a Avenida Marechal Floriano é a opção para motoristas que seguem da rua 1° de Março para a praça da Bandeira e não podem acessar a Avenida Presidente Vargas, devido à manifestação.
16:48
O manifestante que jogou uma pedra em uma vidraça na Candelária foi detido e levado pela polícia, informa a repórter Priscilla Souza.
16:46
Batalhão se posiciona em linha reta no Centro do Rio.
16:39
Bombas de efeito moral foram jogadas pela PM para dispersar a multidão, informa a repórter Prisilla Souza.
16:38
De acordo com informações  atualizadas do 5ºBPM (Praça da Harmonia), cerca de 2,5 mil pessoas se manifestam na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, às 16h35.
16:38
Uma confusão teve início neste momento depois que a polícia deteve um homem que quebrou uma vidraça na Igreja da Candelária. Ele foi levado pela polícia e a multidão revidou jogando pedras e objetos nos policiais, informa a repórter Mariucha Machado.
16:34
Fabrício Luiz de Oliveira, autonômo, afirmou que levou uma pancada com um cassetete de um policial. Segundo ele, uma pessoa foi detida sem documento. Ele tentou infervir quando um outro manifestante estava sendo detido. Após isso, ele foi agredido com um cassetete na costela, informa a repórter Mariucha Machado.
16:32
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Almir Aguiar, cerca de 70 agências encerraram o expediente e cerca de 1,5 mil bancários não trabalharam nesta quinta. A maioria das agências fechadas está na área das Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, no Centro do Rio.
16:32
A Avenida Rio Branco permanece interditada, desde a Rua Visconde de Inhaúma. Permanece fechada a Avenida Presidente Vargas, nos dois sentidos, altura Candelária.
16:30
Houve um princípio de tumulto próximo à Candelária. A polícia deteve um manifestante que estava sem identificação.
16:23
Helicóptero da PM sobrevoa a manifestação, informa a repórter Priscilla Souza.
16:18
Manifestantes se concentram na Candelária, no Centro do Rio

Ref: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/protestos/2013/cobertura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário