quarta-feira, 9 de abril de 2014

ECONOMIA -Dos outros, nenhum problema.

O velho discurso sobre o protecionismo



Mais um país agora resolveu reclamar na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o Brasil, alegando protecionismo. O protecionismo que os outros praticam à vontade, mas não querem que o Brasil proteja sua economia.
Desta vez é o Japão, que se queixa da política brasileira de incentivos fiscais aos setores de telecomunicações, automóveis e tecnologia.
O questionamento vai ser feito amanhã, durante reunião da OMC. Por enquanto é um questionamento, e não uma ação que pode levar a uma disputa nos tribunais.
A União Europeia já fez uma queixa similar contra o Brasil na OMC, sobre a isenção de IPI para carros. Os europeus reclamaram que isso reduziu suas exportações para cá.
O Brasil respondeu o óbvio: os europeus e os japoneses inundam sua indústria automotiva com benefícios para se proteger da concorrência chinesa. Por que o Brasil não pode fazer o mesmo?
O pior de tudo isso é que sempre que esses assuntos vêm à tona, parte da mídia daqui fica do lado dos outros países. Prega o discurso de que o Brasil é protecionista e tem mais é que liberar de vez. E sucatear a nossa indústria, é isso? E deixar nossa produção ameaçada?
O Brasil, como dizia aqui o ex-ministro José Dirceu, faz muito bem em tomar medidas que assegurem o funcionamento da nossa indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário