sexta-feira, 7 de novembro de 2014

POLÍTICA - Aécio e seus robôs.


Um desafio a Aécio Neves e seus robôs

Do site Muda Mais:

Ontem, durante seu primeiro pronunciamento no Congresso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez algumas citações que nos deixaram intrigados. Para o candidato derrotado à Presidência da República, a campanha que reelegeu a presidenta Dilma Rousseff usou de “má-fé” chegando “às raias do impensável, do absurdo” para vencer a eleição. Neves falou ainda em disputa desigual e vinculou à sua própria campanha atributos como realidade, honestidade e gestão eficiente.
Mas espera um minuto, senador: mais de uma vez, nós do Muda Mais alertamos o senhor sobre “má-fé” na sua campanha, principalmente nas redes sociais. Por exemplo, foram 22 posts denunciando uso de robôs desde abril deste ano - só para ficar em único tema. Nós facilmente identificamos 699 perfis falsos que ficavam espalhando mensagens de apoio ao senhor e contra a candidata petista (veja a lista abaixo). O que isso tem a ver com realidade, honestidade e gestão eficiente?

E esses robôs foram responsáveis por circular tuites em que o senador, então candidato, estava
12 pontos à frente de Dilma em Minas, o que nunca foi verdade, e até dar uma forçada de mão nos dias de votação, quando comemorávamos a festa da democracia. Senador, caso o senhor não saiba, utilizar artificialidades como robôs apenas contribui para a desinformação do eleitor e tem a clara intenção de enganá-lo. De novo: o que isso tem a ver com realidade, honestidade e gestão eficiente?

Vale também lembrar que, em suas regras, o Twitter deixa claro que a prática adotada pelos robôs é passível de punições como a própria suspensão da conta. O usuário que "postar conteúdo duplicado para diversas contas ou tiver múltiplos updates duplicados" poderá ser punido sob a acusação de spam.

Aécio Neves continua seu mandato no Senado por mais 4 anos, e tem amplas chances de se consolidar como uma liderança da oposição. Fica aqui o desafio: Aécio, você vai conseguir jogar limpo e nunca mais usar a sua fábrica de robôs?! Seguiremos de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário