quinta-feira, 16 de abril de 2020

CORONAVÍRUS - O cara sempre foi um "testa de ferro" dos planos de saúde.

Lula: Mandetta era um privatista do sistema de saúde

Ex-presidente disse que ministro demissionário da Saúde sempre foi contra o SUS e que agora está provado que o Estado que cuida do que é essencial à população
Foto: Reprodução
Em entrevista ao jornal Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, o ex-presidente Lula (PT) criticou as brigas políticas do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus, especialmente com os governadores do Nordeste e seu próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
“Temos que consertar o país de uma crise sanitária que o governo não sabe cuidar e de uma crise econômica que já vinha antes do coronavírus e piorou depois. O que eu quero é contribuir para que a gente possa resolver a situação”, iniciou o ex-presidente.
“Não é possível um presidente da República determinar que o Nordeste é inimigo. Dá menos dinheiro no Bolsa Família, menos dinheiro de combate ao coronavírus. O papel do presidente é respeitar as instituições, os entes federados e estabelecer uma política harmônica. Ele não pode ficar brigando com todo mundo”, continuou.
Em seguida, o ex-presidente comentou sobre os embates entre Bolsonaro e Mandetta, ministro que, apesar de correr o risco de demissão, hoje tem mais apoio da população do que o próprio presidente. Lula lembra, no entanto, que o médico é um “privatista do sistema da saúde” e que crise atual do covid-19 mostra que cabe ao Estado cuidar da população.
“Esse ministro da Saúde sempre foi contra o SUS, foi o responsável por acabar com o Mais Médicos, era um privatista do sistema de saúde. Agora tá provado que toda a hora que tem uma dor de barriga no mercado, cabe ao Estado cuidar do que é essencial à população. Por isso quero parabenizar os governadores do Nordeste”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário