sexta-feira, 20 de novembro de 2020

RACISMO - Brasil e seu Racismo Hipócrita.

 · 

Brasil e seu Racismo Hipócrita.
Tive infância com babás negras que me acenderam luzes e horizontes além da nossa branquitude. Sou grata. Alimentaram minha alma livre apesar de terem vindo da escravidão. Não são ressentidas apesar das injustiças e transmitiam a força de suas raízes culturais poderosas e libertárias. Lembro de todas elas. Selma quando eu tinha 2 anos, Maria quando eu já tinha 5 a 6 anos e da Líbania lavadeira da casa da vovó. Eram admiraveis mulheres fortes que sabiam rir e chorar. Libania tremenda contadora de historias!! Todas me deram asas e amor!
Talvez por isso, sempre fui sensivel às injustiças e ao racismo contra negros. Seja ele explicito ou velado mas que presenciei nos bastidores dos brancos ao longo da minha vida. Testemunhei esse racismo sistemático, doloroso e revoltante e sempre me sentindo impotente pra contesta-lo! Não é fácil, pois é sistêmico, frio, calculista e organizado para eliminar o negro!
Desde pequena lembro da narrativa de uma tia que era diretora de escola pública e confessava indignada a pressão que ela e outras diretoras sofriam para reservarem as vagas para alunos brancos. Claro sempre incluindo uma criança negra em cada turma para carimbar o crime perfeito! Ela tentava resistir mas era vencida! As ordens vinham de cima.
Quando eu estava na universidade fiz estágios em duas grandes empresas como psicóloga para auxiliar em seleções de pessoal e nunca apareciam negros nas turmas para os testes psicotecnicos. Ao perguntar no Departamento de Pessoal eles confessaram o racismo como se fosse algo natural. Quando um negro aparecia tentando uma vaga para trabalhar o Departamento de Pessoal mentia para o candidato e dizia que as vagas tinham sido preenchidas. Na primeira empresa como havia serviços perigosos, daí sim aceitavam negros pra essas tarefas de alto risco!! Era acordo tácito e explicito entre as direções e os subalternos que só se aceitavam brancos pra vagas em escritorio, motoristas etc.. Ordens da presidência das empresas. Altos cargos entao nem cogitavam! Só brancos bem alvos. Mas ambas empresas tinham um porteiro negro, um ascensorista de elevador negro e um mulato claro no departamento de pessoal para carimbarem o crime de racismo. Eram perfeitamente hipócritas!!!
Quando fui professora e dei aulas numa Universidade particular há alguns anos, no período das cotas para negros, alguns alunos negros conseguiram furar barreiras se matricularem. Sempre se destacando acima da media e brilhando porque não deve ser fácil nadar contra tanta correnteza!! Se tornaram grandes nadadores! Maioria superdotados!
O que posso dizer aos nossos negros que deram tanto vigor a nossa cultura? Nossa música, nossas tradiçoes alimentares, nosso futebol arte, nosso Candomblé com seus Orixas, festas e encantos múltiplos, nossa capoeira etc. Raízes que nos fortalecem e trazem tantas alegrias à alma brasileira?? A força da cultura negra é inquestionavel. Como reparar tanta injustiça estupidez e burrice branca!?
Aqui fica minha sincera gratidão aos negros por tudo que recebi e meu pedido de perdão pelo racismo brasileiro. Na esperança de que com luta alcancemos dias melhores!!
(Texto Vera Dutra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário