domingo, 28 de março de 2021

Lawfare

 14. LAWFARE: A TODOS OS QUE SE INTERESSAM, REALMENTE, PELO COMBATE À CORRUPÇÃO


Prezados (as),

 

Mal despertado como grande líder sindical, final da década de 70, Lula viu-se denunciado em seu primeiro ato de corrupção: Havia recebido dinheiro de empresários para terminar uma greve. A mídia fez questão de divulgar o fato aos quatro ventos. Descobriu-se, depois, que havia sido golpe dos pelegos sindicais e dos políticos ligados a eles, talvez até segmentos militares.

 

De lá pra cá, mais de uma dezena de outras denúncias contra Lula, algumas delas com processos abertos e divulgadas, ostensivamente, pela mídia. Uma a uma caíram no esquecimento e os processos foram arquivados depois de os estragos terem se concretizado, sem reparação.

 

O Mensalão Petista foi outra grande jogada que tentaram. Mais de 70 pessoas denunciadas, metade das quais petistas. A operação transformou o PT no partido mais corrupto do mundo. Para eles, Lula, sem dúvida, era o grande chefe da quadrilha. Durante mais de um ano, a mídia divulgou diariamente as notícias; o JN chegou a reservar até 30 minutos, um recorde. 37 pessoas acabaram sendo indiciadas, 7 petistas. Dez anos depois, quando se encerraram todos os processos nas instâncias superiores, 5 petistas foram absolvidos, 2 condenados. Carmen Lúcia, ao condenar Dirceu, disse: “Não tenho prova cabal contra Dirceu, mas o condeno porque a literatura jurídica me permite”. Ela jogou no lixo o “in dúbio pro reu. O outro condenado, deputado Sílvio Pereira, desgosto, não recorreu, acabou fazendo acordo e prestou serviços comunitários. Apenas dois petistas condenados transformaram o PT no partido mais corrupto da terra. Um escárnio à inteligência popular.

 

Com a Lava Jato, o caminho está sendo o mesmo. Um escândalo nacional que frequentou as telas das TV’s e manchetes de jornais por 5 anos. Lula, o grande ladrão e, com ele, toda a família. Agora, todos sabem, a farsa está sendo desmontada. Moro foi jugado suspeito e o processo do triplex foi anulado. O TJ.SP comprovou que dona Marisa não havia comprado o apartamento e nem recebido o direito de posse. A sua cota do condomínio terá que ser reembolsada integralmente. Podem ter certeza, será assim, também, com o sítio de Atibaia, o único processo remanescente contra Lula.

 

Muitos ainda alegam: “Mas, a corrupção ocorreu nos governos PT”. Não, a corrupção de Estado é sistêmica, ocorre em todos os governos. Foi muito maior no governo FHC e na ditadura militar. Com certeza, pelo que se percebe, será muito maior no governo Bolsonaro; toda a família está envolvida. A única diferença é que a corrupção sistêmica de Estado é denunciada quando ocorre nos governos populares e devidamente ocultada nos governos da elite.

 

Que lição isso traz para todos os brasileiros honestos interessados, realmente, no combate à corrupção? Enfrentem, até as últimas consequências, a corrupção, mas cuidado com essas farsas montadas para descontruir imagens dos que lutam pelo país e pelas causas populares e não se alinham à elite predadora da riqueza da sociedade.

É um mecanismo sórdido que se chama “lawfare” e conhecido no mundo todo.

 

César Cantu

2021.03.27

Se julgar pertinente, faça seus comentários e repasse. Se não desejar participar desse debate multidoutrinário e interdisciplinar, favor se manifestar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário