quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Logo_DCM

 


Logo_DCM

Apoie o DCM

Conheça nossos planos

EXCLUSIVA DCM NEWSLETTER 

Lira pretende manter o Orçamento Secreto com outro nome

WhatsApp_Image_2021-11-09_at_23

Por Naian Lopes

Arthur Lira e seus aliados já encontraram uma saída para burlar a decisão do STF em relação ao Orçamento Secreto. Ao invés de usarem a emenda do relator, eles pretendem usar as emendas de comissão. É uma proposta foi colocada para avaliação do presidente da Câmara.

Cada comissão da Casa pode indicar até oito emendas. Porém, atualmente, esse artifício é pouco usado. Essa ação é muito parecida com o Orçamento Secreto. As indicações são feitas e não se sabe quem distribuiu os recursos.

Sendo assim, Lira e o governo Bolsonaro vão poder escolher qual comissão e qual emenda será liberada. Desta forma, apenas os parlamentares da base continuariam sendo beneficiados. A ideia foi apresentada para o presidente da Câmara, mas ele não se aprofundou no assunto.

Arthur Lira vai traçar estratégia sobre a proibição do Orçamento Secreto a partir desta quarta

O presidente da Câmara ficou muito insatisfeito com a decisão do Supremo. A maioria dos ministros acompanhou a decisão de Rosa Weber. A magistrada barrou o Orçamento Secreto. Agora o Congresso terá que prestar esclarecimentos sobre as distribuições das emendas.

Lira estava preocupado com a votação da PEC dos Precatórios e pouco falou sobre o assunto com seus aliados. Prometeu que pensaria em estratégias de retaliação ao STF a partir de hoje. Porém, escutou algumas sugestões no plenário da Casa Legislativa. Uma dela é mexer com o orçamento do Supremo.

Também foi sugerido o uso das emendas da comissão. Agora o deputado conversará com sua base aliada e seguirá um caminho. Todos acreditam que ele responderá a Corte com alguma ação. Resta saber quando isso acontecerá e de que maneira.

Esta reportagem foi publicada primeiramente na Newsletter do DCM. Aqui, os assinantes recebem diariamente uma reportagem exclusiva em primeira mão que só é publicada no site depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário