sexta-feira, 10 de outubro de 2008

GUERRA DO GOLFO - Veterano de guerra confirma bomba nuclear sobre Bassorá.

O uso de bombas nucleares na primeira guerra do Golfo regressa à actualidade após uma investigação jornalística em Itália, apoiada num depoimento de Jim Brown, um veterano do exército dos EUA. O ex-militar confirma que uma "pequena" bomba nuclear arrasou a cidade em 1991.


Foi a 27 de Fevereiro de 1991 que uma bomba de forte potência caiu sobre a cidade de Bassorá. Na altura especulou-se sobre a natureza do bombardeamento e logo se levantaram as suspeitas de que seria uma bomba diferente das outras que os soldados de Bush lançavam sobre o Iraque.

Esta semana, o jornalista italiano Maurizio Torrealta recuperou essa história, partindo da denúncia de Jim Brown , veterano do exército norte-americano, que confirma o lançamento de uma "pequena" bomba nuclear, quando comparada à que os EUA largaram sobre Hiroshima e Nagasaqui.

A reportagem emitida pelo canal televisivo RAI3 mostra que o Centro Sismológico Internacional registou nesse dia um sismo de 4,2 na escala de Richter e que os casos de cancro naquela região passaram de 32 em 1989 para 600 em 2002. Tudo elementos que dão força à denúncia do veterano de guerra dos EUA e que transforma o Iraque no segundo país alvo de ataque nuclear, a seguir ao Japão no fim da II Guerra Muncial.
Fonte: Blog esquerda.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário