segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ISRAEL ESTÁ PERDENDO A GUERRA.

Em muitas cidades do mundo realizaram-se neste final de semana manifestações contra o massacre do Estado de Israel na Faixa de Gaza. Em São Paulo, o site Vermelho traz reportagem com fotos de Priscila Lobregatte e Carla Santos que apontam a força da manifestação. O Vermelho fala em sete mil presentes na capital paulista.

O jornal mexicano La Jornada destaca essas manifestações ao redor do mundo na capa deste domingo. Em Paris, teriam participado do ato 100 mil pessoas – na versão dos organizadores. O La Jornada também diz que na Inglaterra a polícia londrina avaliou em 12 mil os presentes no Hyde Park. A marcha que saiu do parque, terminou em frente a Embaixada de Israel.

Como contraponto a essas ações, o governo de Israel ampliou os ataques neste domingo. Um blogue está fazendo a contagem dos mortos e feridos dos dois lados. Quando postei esse texto eram 888 palestinos assassinados e 4080 feridos. Do lado de Israel, 22 mortos e 122 feridos. Uma conta rápida: para cada morto de Israel, 40 palestinos. Como já disse em outra nota: se não é massacre, o que seria?

Não se ganha uma guerra apenas no campo de batalha. Ganha-se e perde-se também na opinião pública internacional. O governo Bush invadiu o Iraque e prendeu Saddam Hussein. Levou-o, inclusive, à forca num julgamento em tribunal especial. Alguém arrisca dizer que Bush ou os EUA ganharam esta guerra?

O governo de Israel, no ponto de vista deste blogueiro, forçou a barra para invadir Gaza por dois motivos. O primeiro, para colocar um reio no governo de Barack Obama antes mesmo da posse. O segundo, porque vai haver eleição em Israel em fevereiro. E uma guerra, em países belicistas, sempre coloca o povo a favor do governo.

Considero que deu um tiro no pé, ao menos no que diz respeito ao primeiro aspecto. Obama assumirá com uma resolução da ONU pedindo o cessar fogo assinada por 14 países dos 15 votantes. Ou seja, os EUA estão isolados. Obama terá de tirá-lo dessa situação. E só tem uma opção, se colocar contra a ação Israel. Se agir de outro modo, começa seu governo desacreditando-o em nível internacional.

Há ainda outros danos que essa guerra traz a Israel. Uma delas, pode ser vista nas fotos dessas manifestações pelo mundo. O país está se tornando o inimigo número 1 da paz e dos movimentos libertários. É o Bush da vez. Nos próximos eventos pela paz, serão bandeiras de Israel que estarão sendo queimadas. Não a dos EUA.

Os protestos deixarão de ser no Mcdonalds, e passaram a ser em empresas ou embaixadas do país. Meu amigo Altamiro Borges já iniciou uma campanha para que não se comprem mais produtos israelenses. Ou seja, a guerra não se ganha no campo de batalha. Pode parecer um contra censo, mas tenho convicção de que neste momento Israel está perdendo a guerra.
Fonte:Blog do Rovai.

2 comentários:

  1. O Senhor Deus falou que a casa de Esau (filisteus antigos, hoje palestina) seria destruida. Quando o hamas ataca, ele usa pessoas civis para lançar foguetes. Israel tem que se defender, é legitima defesa. O certo seria matar todos os endemoniados terroristas do hamas; 11/09 foi a torre wtc, vc gostaria q o proximo fosse o predio do planalto? com terroristas nas se negocia. Seria como vc negociasse com os bandidos do PCC , vc acha que tem que deixar vivo? pega pra voce esse povo endemoniado do hamas.

    ResponderExcluir
  2. me perdoe irmao, mas tenho que terminar o raciocionio sobre o hamas: eu ja fui la 2 vezes, a palestina tem alguns arabes ricos que recebe os turistas do mundo todo em seus restaurantes de piso de marmore, os restantes sao mendigos pedintes, nao tem sequer comida pra comer, e esse povo do hamas sao bancados pelo IRA e Russia, para destruir Israel. Por isso que eles fogem pelos tuneis entre Faixa de Gaza e Egito, eles ganharam a eleiçao e nao puderam assumir pq nao sao centrados, sao loucos fanaticos, eles nao matam soldados, pra eles, se eles matarem um velho ou uma criança israelense é o suficiente, nao sao um país lutando, sao demonios com armas. Israel nao mata civil, mata hamaliense armado, se Israel ver um palestino com foguete vai atirar, pq eles nao se vestem de fardas verdes como os soldados israelenses, justamente para se misturar e se esconder no meio do povo.

    ResponderExcluir