segunda-feira, 6 de junho de 2022

Blog de Um Sem Mídia

 

BLOG DE UM SEM-MÍDIA


AO VIVO Mesmo com aumento da fome, Governo Bolsonaro destrói programa a...

Posted: 06 Jun 2022 12:27 PM PDT

Invisível: Além do Petróleo - Mobilização total

Posted: 06 Jun 2022 10:06 AM PDT

Globalistas - Biden e Bolsonaro na Cúpula sem Américas

Posted: 06 Jun 2022 10:04 AM PDT

🔴 ICL NOTÍCIAS - “FAZ NADA” DA REPÚBLICA: IMAGEM DE PREGUIÇOSO PEGA EM J...

Posted: 06 Jun 2022 10:02 AM PDT

Anitablian: já nasceu uma nova ordem mundial

Posted: 06 Jun 2022 10:01 AM PDT

Jornal Brasil Atual - 06/06/2022

Posted: 06 Jun 2022 10:00 AM PDT

Giro das Onze: A hora da verdade

Posted: 06 Jun 2022 09:57 AM PDT

Bolsonaro tira folga para ir à Disney | Kassab lulou | Lula com Covid

Posted: 06 Jun 2022 09:53 AM PDT

Pragmatismo Político

Posted: 06 Jun 2022 09:48 AM PDT

Pragmatismo Político


SER POLICIAL NÃO É (NÃO DEVERIA SER) PRA QUALQUER UM.

Posted: 06 Jun 2022 06:47 AM PDT

Delmar Bertuol*, Pragmatismo Político

Nas últimas semanas, pelo menos dois episódios envolvendo suposta violência/abuso de autoridade policial me chamaram a atenção: um torcedor do Brasil de Pelotas que se envolveu numa briga chegou aparentemente bem no hospital, conduzido por policiais, e acabou sendo internado na UTI em estado grave após entrar numa sala reservada com os PMs (outros também detidos alegam que os militares lhes bateram e ameaçaram); em outro caso, uma cena ainda mais chocante: um indivíduo é colocado no porta-malas da viatura e lá morre sufocado com spray de pimenta. A cena foi filmada, mas não recomendo a sua assistência.Em ambos os casos, as vítimas estavam comprovadamente cometendo ilegalidades. No primeiro, o torcedor se envolveu numa briga. No segundo, se tratava dum motociclista que trafegava sem capacete.Um dos motivos que me afasta dos estádios é justamente a real possibilidade de me ver em meio a uma confusão generalizada, mesmo eu, um pacifista convicto. Dou um boi pra não entrar numa briga. E uma boiada pra reforçar meu argumento. O repórter esportivo Cristiano Silva, da Rádio Guaíba e ex-integrante de torcida organizada, é enfático ao defender: “não leve sua família, seus filhos aos estádios. É perigoso.” É a posição de alguém que não só gosta de futebol como o entende e mais: vive dele!Esses brigões, que nem sei se merecem o título de torcedores, são de fato lamentáveis personagens do evento futebol, que movimenta a economia e gera empregos, além de ser mais uma opção de lazer aos trabalhadores tão massacrados com jornadas de trabalho exaustivas. Merecem os arruaceiros serem punidos por seus crimes.Já no caso do motociclista sem o aparelho de autoproteção, o que teria motivado a ação enérgica dos policiais rodoviários federais é que ele teria resistido às ordens dos agentes. Segundo familiares, o homem sofria de problemas psiquiátricos.

Policial arrastou homemem moto responder tortura racismo
Imagem: reprodução

Com todo respeito e pesar aos familiares da vítima da “câmara de gás”, vamos por um momento supor que o homem tenha ameaçado os policiais (embora estivesse desarmado) e que eles não tivessem como saber que o condutor tinha problemas mentais (parece que carregava a receita dos remédios controlados consigo); e no outro caso, vamos também partir do princípio de que o torcedor internado tenha puxado briga inclusive com outros que só queriam assistir à partida (talvez com seus familiares). Mesmo com essas premissas de pior dos casos, com certeza não se justifica a ação dos policiais. A valorosa Brigada Militar, a polícia militar gaúcha, que em 1961, sob o comando do então governador Leonel Brizola, se colocou ante o Palácio Piratini para garantir a democracia do nosso país, com certeza não compactua com ações desmedida e gratuitamente violentas não só com suspeitos de crimes como por eventuais condenados mesmo. Quanto à ação da Polícia Rodoviária Federal, também não se espera essa postura para conter uma pessoa exaltada. Será que dois policiais em tese bem treinados não dariam conta de conter um indivíduo sem precisar lhe jogar gás no organismo (ainda que ele não tivesse morrido acho o uso do artefato no mínimo questionável, em algumas situações)?

Leia aqui todos os textos de Delmar Bertuol

O senso de justiça felizmente atinge a todos. Natural que, ao nos depararmos com alguma situação de covardia, como são os crimes, queiramos “fazer justiça com as próprias mãos” ou torcer que alguém o faça. Só que, ao eventualmente fazermos isso, estaremos nós cometendo um crime. Os policiais, por sua vez e por mais paradoxal que seja, não só não podem ainda mais fazer isso, como devem eles próprios garantir a integridade também dos supostos transgressores.Além disso, os maniqueísmos são sempre perigosos, pois tendem a observar somente um lado do evento. O que parece correto para um pode não o ser para outro. Daí a importância das leis, normas e regras de conduta para se ter o parâmetro de como agir.E aqui faço uma provocação: os policiais designados para manter a ordem e a segurança em manifestações conseguem fazê-lo com a imparcialidade institucional que deveriam ter ao usar uma farda e um armamento fornecido e licenciado pelo estado?Na turbulenta eleição que se afigura, terão nossos policiais a serenidade e integridade que se espera deles nas suas ações que infelizmente devem tomar nas lamentáveis ocorrências que venham a acontecer?Ser policial, no Brasil, é um ato de coragem, honradez e que merece um reconhecimento social que muitas vezes tem por apenas uma parcela da população e não pelo ente federado mantenedor. E outra parte das pessoas, por algum ressentimento, percepção errada, trauma ou outro motivo vê na polícia uma inimiga. A discutir as suas razões para isso.Mas, dada essas circunstâncias, conclui-se que não basta ter coragem e querer fazer o bem (seja lá o que isso for) para ser policial. É necessário uma ética talvez acima da média, pois o agente certamente se defrontará com eventos que desafiarão seu autocontrole, suas convicções equivocadas, seus preconceitos inconscientes, suas ideologias, entre outros.

*Delmar Bertuol é professor de história da rede municipal e estadual, escritor, autor de “Transbordo, Reminiscências da tua gestação, filha”

Blog da Boi Tempo

Posted: 06 Jun 2022 09:44 AM PDT

 

Astrojildo Pereira e a fundação do PCB

Fernando Garcia comenta “Formação do PCB”, de Astrojildo Pereira, destacando que o livro é a principal fonte sobre a história, os personagens e as lutas dos primeiros anos do partido. Leitura obrigatória para a compreensão da história política do Brasil.

Fundadores do Partido Comunista, em 1922. De pé, da esquerda à direita, estão: Manoel Cendon, Joaquim Barbosa, Astrojildo Pereira, João da Costa Pimenta, Luís Peres e José Elias da Silva. Sentados, da esquerda à direita: Hermogênio Silva, Abílio de Nequete e Cristiano Cordeiro. Arquivo ASMOB/IAP/CEDEM.

Por Fernando Garcia de Faria

Oriundo da militância anarquista da década de 1910, Astrojildo Pereira foi o principal articulador do congresso de fundação do Partido Comunista do Brasil, em março de 1922. Destacou-se como jornalista em inúmeros periódicos proletários da primeira metade do século XX. E a criação da organização comunista brasileira foi um dos principais temas nas centenas de artigos que escreveu.

Ao longo de anos, sobretudo nos jornais comunistas do período de 1945 a 1961, Astrojildo publicou informações preciosas sobre os bastidores daquela virada política e ideológica que tornara anarquistas em “maximalistas”. Reuniu seus artigos e notas, melhorou a redação de alguns e os publicou, em 1962, sob o título Formação do PCB (1922-1928): notas e documentos.

Astrojildo aborda, neste conjunto de artigos e comentários, as lutas operárias desde os últimos anos do século XIX até a criação das bases que possibilitaram a fundação e os primeiros passos de um partido ligado à Internacional Comunista.

Utiliza como fonte documentos pessoais, diversos periódicos e a própria lembrança de suas experiências como protagonista desse processo histórico, no qual atuou como militante comprometido e intelectual rigoroso – merecem especial atenção as notas sobre dois congressos do PCB em que Astrojildo esteve à frente: o segundo, em 1925, e o terceiro, em 1928-1929. Entre os periódicos utilizados, cabe destacar a revista Movimento Comunista – que veiculou as notícias da fundação do PCB e sua linha política –, e os jornais A Classe Operária e A Nação; ambos dirigidos por ele.

A relação entre o partido e a democracia burguesa é abordada no capítulo sobre o Bloco Operário e Camponês, experiência que construiu uma plataforma eleitoral, uma organização frentista e chegou a eleger parlamentares, apesar da dura perseguição da polícia política.

São, portanto, momentos cruciais da consolidação da corrente comunista no movimento operário brasileiro. O livro Formação do PCB, que em boa hora ganha nova edição, é a principal fonte sobre a história, os personagens e as lutas dos primeiros anos do partido. Leitura obrigatória para a compreensão da história política do Brasil.

***

No ano do centenário de fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) a Boitempo e a Fundação Astrojildo Pereira relançam um autor fundamental da nossa cultura: Astrojildo Pereira (1890-1965). Principal articulador da fundação do PCB em março de 1922, Astrojildo escreveu ao longo dos anos, para jornais e revistas, uma série de textos sobre os acontecimentos que marcaram a fundação do partido. Em 1962, quando se comemorava os 40 anos da fundação do partido, reuniu os melhores artigos e notas sobre a história da legenda e os publicou com o título Formação do PCB 1922/1928. Nesse conjunto de textos, Astrojildo apresenta as lutas operárias desde os últimos anos do século XIX e a criação das bases que possibilitaram a fundação do partido. Reúne também muitas de suas memórias daqueles anos e uma série de contribuições às revistas Movimento Comunista, A Classe Operária e A Nação, veículos que Astrojildo esteve à frente e colaborava regularmente. A obra traz importantes contribuições históricas sobre a construção do movimento operário brasileiro pela lente de um dos seus principais protagonistas.

“Em Formação do PCB o escritor excelente que é Astrojildo Pereira apresenta a história dos primeiros tempos do partido a que deu o melhor de sua inteligência e de seu trabalho.”– Nelson Werneck Sodré

“Astrojildo era discreto, aberto ao diálogo, sensível às sutilezas e complexidades da realidade humana, admirador de Machado de Assis, jovial, cordato, acessível, indulgente. Em seu modo de ser existia, implicitamente, uma concepção de partido de massas: um partido comunista no qual o homem simples do povo, o trabalhador comum, podia encontrar o seu posto de luta sem se ver submetido a terríveis pressões ‘heroicizadoras'”.– Leandro Konder

“Em 1962, Astrojildo publicou Formação do PCB, nos 40 anos de vida do partido. O livro trazia indicações fundamentais para a pesquisa histórica.”– Marcos del Roio 

Formação do PCB, de Astrojildo Pereira, tem prefácio de José Antonio Segatto, texto de orelha de Fernando Garcia, imagens do arquivo pessoal de Astrojildo, atualmente preservado pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e capa de Maikon Nery.

***

Disponível em nossa loja virtual e e-book à venda nas principais lojas do ramo:


Confira a aula Formação do PCB: testemunho histórico-político, do curso 100 anos do PCB: vida e obra de Astrojildo Pereira, com José Luiz Del RoioSofia Manzano e mediação de Renata Cotrim, na TV Boitempo:

***Fernando Garcia é mestrando em História Econômica na USP e assina o texto de orelha de Formação do PCB, de Astrojildo Pereira.

Comitê de Evangélico Unificado

Posted: 06 Jun 2022 09:40 AM PDT

Carta Capital

Posted: 06 Jun 2022 09:38 AM PDT

 CartaCapital <newsletter@cartacapital.com.br>

  • Você
Seg, 06/06/2022 07:31
Visualizar como página web
SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2022
PESQUISA

Datafolha: 49% dos brasileiros se identifica com a esquerda; direita tem queda de representação

Os que se identificam com a direita representam 34%, o menor índice desde 2017

Confira também:

'BOLSOLÃO'

Partido de Bolsonaro é o campeão em emendas no orçamento secreto em 2022

Parlamentares da legenda solicitaram em ano eleitoral R$ 699 milhões de recursos públicos

Confira também:

EX-PRESIDENTE

Lula tem diagnóstico positivo para Covid

Assessoria do ex-presidente afirmou que ele está assintomático; Janja está com sintomas leves

→ LEIA NO SITE

BLOG BRCIDADES

Por que não privatizar o saneamento

No setor, nas últimas décadas, prevaleceu um olhar focado na rentabilidade financeira mais direta e imediata

→ LEIA NO SITE

ENTREVISTA

‘A democracia corre risco real’, diz Paulo Miklos

Cantor e compositor lança seu quarto álbum solo, o segundo depois que deixou a banda Titãs

→ LEIA NO SITE

DESIGUALDADE

População carcerária tem recorde histórico durante a pandemia

Crescimento de furtos durante a pandemia pode explicar aumento do aprisionamento no País

→ LEIA NO SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário