quinta-feira, 4 de julho de 2013

POLÍTICA - O último símbolo político da nossa AméricaLatina.






Crise econômica e acirramento político



Por Diogo Costa
 
CRISE ECONÔMICA E ACIRRAMENTO POLÍTICO - Estamos vivenciando a pior crise econômico-financeira desde o Crash de outubro de 1929. A quebra do banco Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008, foi o estopim da crise atual.
Como o mundo saiu do Crash de 29? Através da II Guerra Mundial. Como superaremos o impasse da crise atual? A conferir. 
O agravante é que em 29 existia a antiga União Soviética, que pressionava o ocidente a não despejar todos os efeitos da crise nas costas da classe trabalhadora.
Hoje não há um 'fantasma vermelho' para impedir que o custo de mais uma das crises cíclicas do capitalismo recaia sobre os ombros dos trabalhadores. Vide o que está ocorrendo no velho continente.
Há uma luta fratricida pela confecção de uma nova divisão internacional do trabalho, os impasses econômicos tendem a acirrar os ânimos da política entre os estados nação.
Os EUA, império em declínio relativo, vai aumentar sua ingerência em todos os países do globo terrestre (é o único país com capacidade para fazê-lo nos dias de hoje). 
Por isso é importante fortalecer o Mercosul, a Unasul e, no caso brasileiro, aumentar e consolidar as relações com Rússia, Índia, China e África do Sul, que fazem parte do chamado BRICS.
As tentativas de desestabilização dos países sul-americanos, que se opõe à doutrina norte-americana, irão aumentar muito daqui para a frente. Nada diferente do que já conhecemos há mais de dez anos na Venezuela...
Néstor Kirchner já foi. Hugo Chávez também. O último símbolo político de grande envergadura que restou da época mais promissora para a integração econômica, política e social das Américas do Sul e Latina chama-se Luiz Inácio Lula da Silva.
Não se enganem, interesses poderosíssimos trabalharão incansavelmente para barrar e, se possível, destruir os avanços sociais e de integração regional conquistados nos últimos dez anos em Nuestra América.
Estejamos preparados para a ofensiva intercontinental da direita em nossos territórios. E muito cuidado com as novas tecnologias... Facebook e google são, antes de mais nada, empresas norte-americanas.
O Departamento de Estado dos EUA e a CIA estão, como sempre, trabalhando a todo vapor! 
Sempre é possível arrumar inocentes úteis e "acordados" para cumprir com os desígnios da dominação estratégica do Tio Sam...

Nenhum comentário: