O projeto de Amy e Ryan Green demorou três anos para ficar pronto. "Acho que queríamos muito que (o jogo) tivesse importância para pessoas comuns", disse Amy em uma entrevista pelo telefone de Loveland, no Estado americano do Colorado.
O jogo, batizado de That Dragon, Cancer (ou "Aquele Dragão, o Câncer", em tradução livre) é uma jornada digital pelo diagnóstico, tratamento e, no final, pela morte do filho do casal, Joel, aos cinco anos, devido a uma forma rara e agressiva de câncer no cérebro.
A data de lançamento coincide com o que seria o sétimo aniversário de Joel. Segundo os pais, a escolha foi uma forma de honrar a memória do filho e de avançar nas suas vidas depois de anos lidando com sua morte.
"Depois que Joel morreu, continuamos fazendo a mesma coisa que fazíamos antes dele morrer. Acho que estamos encarando os próximos dias tipo: 'como será a vida quando não temos este projeto apaixonante no qual estávamos trabalhando tanto?'", disse Amy.
Quando Ryan começou a trabalhar no jogo, Joel já tinha conseguido sobreviver além das expectativas dos médicos. Os pais achavam que o jogo poderia ter contado a história de um "milagre" médico.
Noite no hospital
Ryan contou que tentou de tudo para acalmar o filho, mas nada funcionava. Quando o choro de Joel ficou mais forte, Ryan começou a rezar e, de repente, o choro parou.
Ryan Green é um experiente programador e começou a criar os primeiros conceitos para o jogo que documentaria a luta de sua família.
Ele criou uma ilustração que o representava de forma abstrata, dentro de uma unidade de terapia intensiva sem muitas luzes. É possível apenas ouvir o choro de Joel, a família não queria mostrar de forma explícita a dor da criança.
Mas o jogador compreende com a ajuda da narração que Ryan está tentando acalmar o filho, embalando-o. Chega um momento em que o jogador não tem mais recursos para tentar acalmar Joel até que Ryan começa a rezar.
Conferência
"Todos nós vemos esta coisa, ou já vimos. That Dragon, Cancer fala sobre manter a esperança e a alegria na vida enquanto pudermos", escreveu uma importante blogueira do setor de tecnologia que afirmou que a cena no hospital lembrou da luta de sua mãe contra o câncer.
A proposta inicial parece pesada demais para um game e Amy Green inicialmente achou a ideia terrível.
Mas, depois da conferência, eles conseguiram pessoas dispostas a financiar o projeto. Em seguida, uma equipe de documentaristas começou a filmar a família Green para um filme chamado Thank You For Playing ("Obrigado por Jogar", em tradução livre).
Uma campanha no Kickstarter levantou mais US$ 100 mil (mais de R$ 400 mil). Ryan e sua equipe na Numinous Games começaram a trabalhar no projeto em tempo integral e Amy começou a participar no roteiro e atuando.
"Começou a virar uma bola de neve. Parecia maior do que nós desde o começo", disse Ryan.
À medida que o jogo avançava, a saúde de Joel piorava. A dura realidade da vida da família Green seguia inspirando o jogo, como o dia em que os médicos dão a notícia ao casal de que os tumores de Joel não poderiam ser operados.
Ryan ilustra isto no jogo mostrando o escritório do médico se enchendo de água, que despenca do teto. Em outra cena parecida com um sonho, Joel voa em um céu noturno segurando balões, que vão estourando quando encostam em espinhos das células cancerígenas.
Catedral
O jogador pode soprar bolhas para Joel ou fazer a comida predileta da criança, panquecas. E o jogo tem sons de risadas de Joel.
"Nós podemos mostrar ao mundo como Joel era importante para nós. Amá-lo e perdê-lo foi a parte mais rica de nossas vidas até agora", disse Ryan.
Nem todos aprovaram o jogo. O casal conta que foi acusado de morbidez, de ser piegas e autoindulgente.
"Não queremos ferir as pessoas. Esperamos que as pessoas passem pela experiência (do jogo) e sintam que algo foi adicionado às suas vidas", afirmou Ryan.
Mas o game ganhou críticas positivas e a família afirma que a recompensa verdadeira virá da reação dos fãs depois do lançamento.
Os Greens já ouviram declarações de muitas pessoas que perderam um filho ou familiar devido ao câncer e esperam que o jogo possa ajudar outras famílias.
"(O jogo) É só para compartilhar algo, compartilhar um momento que acho que se relaciona com todo pai. A vida não é só uma coisa. Não são apenas vitórias. É o amargo e o doce", disse Ryan."
Nenhum comentário:
Postar um comentário