domingo, 30 de junho de 2019

POLÍTICA - Procurador confirma revelações do Intercept.


Procurador confirma autenticidade de mensagens sobre Moro divulgadas pelo Intercept


"Me lembro do debate em torno do resultado das eleições e da expectativa sobre a ida de Moro para o Ministério da Justiça", disse membro do MPF
Por
 Jornal GGN
 -
Ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal GGN – Sob a condição de anonimato, um dos procuradores que estava no grupo que teve conversas vazadas pelo site The Intercept Brasil, comprovou a veracidade de trechos publicados para o Correio Braziliense.
“Me recordo dos diálogos com os procuradores apontados pelo site. O grupo não existe mais. No entanto, me lembro do debate em torno do resultado das eleições e da expectativa sobre a ida de Moro para o Ministério da Justiça”, disse.

O integrante do Ministério Público Federal (MPF) disse ainda ao jornal que conseguiu recuperar parte do conteúdo que divulgado na matéria “Moro viola sempre o sistema acusatório”, publicada neste sábado (29), pelo Intercept.
“Consegui recuperar alguns arquivos no celular. Percebi que os trechos divulgados não são de diálogos completos. Tem mensagens anteriores e posteriores às que foram publicadas. No entanto, realmente ocorreram. Não posso atestar que tudo que foi publicado até agora é real e não sofreu alterações. No entanto, aquelas mensagens que foram publicadas ontem são autênticas”, completou.
A reportagem mostra trechos de chats trocados entre os procuradores da Lava Jato reclamando de violações éticas do então juiz Sergio Moro e como eles temiam que sua convocação para ocupar o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro poderia levar a operação a perder a credibilidade.
1º de novembro de 2018 – BD
Ângelo [Augusto Costa] – 10:00:07 – Cara, eu não confio no Moro, não. Em breve vamos nos receber cota de delegado mandando acrescentar fatos à denúncia. E, se não cumprirmos, o próprio juiz resolve. Rs.
Monique [Cheker] – 10:00:30 – Olha, penso igual.
Monique – 10:01:36 – Moro é inquisitivo, só manda para o MP quando quer corroborar suas ideias, decide sem pedido do MP (variasssss vezes) e respeitosamente o MPF do PR sempre tolerou isso pelos ótimos resultados alcançados pela lava jato
Ângelo – 10:02:13 – Ele nos vê como “mal constitucionalmente necessário”, um desperdício de dinheiro.
Monique – 10:02:30 – Se depender dele, seremos ignorados.
Ângelo – 10:03:02 – Afinal, se já tem juiz, por que outro sujeito processual com as mesmas garantias e a mesma independência? Duplicação inútil. E ainda podendo encher o saco.
Monique – 10:03:43 – E essa fama do Moro é antiga. Desde que eu estava no Paraná, em 2008, ele já atuava assim. Alguns colegas do MPF do PR diziam que gostavam da pro atividade dele, que inclusive aprendiam com isso.
Ângelo – 10:04:30 – Fez umas tabelinhas lá, absolvendo aqui para a gente recorrer ali, mas na investigação criminal – a única coisa que interessa -, opa, a dupla polícia/ juiz eh senhora.
Monique – 10:04:31 – Moro viola sempre o sistema acusatório e é tolerado por seus resultados.
Em outro diálogo, ainda no 1º de novembro do ano passado, o procurador Alan Mansur, que coordena a Lava-Jato no Pará externou sua preocupação com a ida de Moro para o Ministério da Justiça.

“Será ainda mais marcado por parcialidade. E sempre ficará o comentário, Moro fez tudo isso para assumir o poder”, escreveu.
Alguns dias antes, em outro grupo, os procuradores observaram a comemoração pública de Rosângela Moro nas redes sociais, após a vitória de Bolsonaro à presidência.
28 de outubro de 2018 – grupo BD
Alan Mansur PRPA – 20:21:05 – Esposa de Moro comemorando a vitória de Bolso nas redes
José Robalinho Cavalcanti – 20:21:29 – Erro crasso.
José Robalinho Cavalcanti – 20:22:09 – Compromete moro. E muito
Janice Agostinho Barreto Ascari – 20:25:30 – Moro já cumprimentou o eleito. Como perde a chance de ficar de boa, pqp
Luiz Fernando Lessa – 20:25:56 – esse povo do interior
Luiz Fernando Lessa – 20:26:02 – é muito simplório
No final da tarde deste sábado, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou uma nota onde “alerta a sociedade sobre a impossibilidade de considerar como verdadeiras” das mensagens vazadas pelo Intercept.

Nenhum comentário: