sábado, 25 de setembro de 2021

The Intercept_Brasil.

 

Sexta-feira, 24 de setembro de 2021
Um pouco de amor na sua sexta

Olá, como você está? Espero que esteja bem.

Esta é a primeira mensagem que envio por aqui, e estou muito feliz! Decidi escrever porque, em meio a tantas notícias duras e desanimadoras no nosso país, quero dividir com você um lado emocionante do dia a dia no Intercept que nós quase nunca compartilhamos. Sou José Cardoso, Gerente de Operações, Jurídico e Recursos Humanos do TIB, e esta mensagem é um muito obrigado a você que nos acompanha. Nas próximas linhas, vou te mostrar o que acontece quando o nosso trabalho toca de verdade as pessoas. 

Primeiro, quero te contar que, apesar de sempre ter trabalhado com a escrita (sou escritor, revisor, tradutor e já fui professor de português e redação!), não sou jornalista: me formei em Direito na UFF. Cheguei ao TIB em 2018, recém-formado, fresquinho e cheio de energia, bem na época das últimas eleições presidenciais. Sim, eu acompanhei a Vaza Jato desde o início: foi emocionante e inesquecível testemunhar e trabalhar no suporte jurídico à redação num momento histórico como esse. De lá pra cá, manter esse frescor e essa disposição tem sido um desafio diário pra muito brasileiro, eu incluído — mas tem uma coisa no TIB que ajuda pra caramba.

As muitas demonstrações de carinho do público são verdadeiras fontes de inspiração e fôlego. Esse mesmo público, que desde 2018 nos financia e tornou possível passarmos de uma minúscula redação de nem 10 pessoas para uma equipe contundente de quase 30 profissionais, além de inúmeras reportagens que sacudiram a política brasileira, nos lembra diariamente qual é o papel do Intercept. 

Para mim, essa missão vai muito além do importante dever de informar, denunciar e investigar abusos e corrupção: ela engloba defender o que é justo, promover a diversidade, moldar o jornalismo e inspirar a mudança. Sim, é ambicioso: o Intercept quer ajudar a moldar o jornalismo do futuro. E eu acho isso fantástico! 

O que torna possível toda essa vontade de fazer um trabalho diferente e corajoso é a maior comunidade de apoiadores do jornalismo brasileiro: são mais de 12 mil pessoas que contribuem mensalmente com o quanto podem. Em um país que sofre uma das piores crises na história e tem taxas recorde de desemprego, é impressionante que tantas pessoas escolham todo mês abraçar nosso projeto. Veja algumas das mensagens que recebemos delas:

O trabalho de vocês é que ainda me dá forças para não jogar a toalha.
Vamunessa!

Erasmo A.

Antes de qualquer coisa, parabéns pelo excelente trabalho que vocês têm realizado! Se 10% da imprensa trabalhasse como vocês, a democracia no Brasil seria outra!
Regina M.

Gosto muito do trabalho do Intercept BR (...). Não vamos nos curvar aos mandos e desmandos desse desgoverno (...), a maior defesa de vocês é o público, e eu faço parte dele. Continuem com o trabalho de vocês, que acima de tudo é sempre muito ético.
Isabelle J.

Para mim, ler essas mensagens, que chegam de todos os cantos do país e até do exterior, dá ao nosso trabalho uma motivação maior, de verdade. Até pedi à equipe de atendimento que sempre compartilhe com a redação esses recados. Esse afeto é o que nos move e dá sentido ao que fazemos. Obrigada por escrever e por apoiar o TIB! 

Acabei de fazer minha contribuição. O trabalho de vocês é de extrema importância para a democracia do Brasil e do mundo. Parabéns! Keep up the good work! 👊🏻
Deborah A.

Parabéns pelo belíssimo trabalho! No meu tempo, quando queríamos algo independente, com uma visão ampliada, havia poucas opções… uma delas eram as ondas curtas (...) da Rádio Pequim(!!!). Por justiça devo citar também a "Coluna do Castello", no Jornal do Brasil, que também tinha seu valor. Atualmente, com a profundidade e abrangência devidas há pouca coisa além do Intercept!
João Carlos D.

Prezados Srs, é com muita alegria que me junto a vocês nessa luta para o restabelecimento da democracia no Brasil. Numa democracia, a liberdade de imprensa e um trabalho investigativo independente é de suma importância. Parabéns por todo esse sucesso.
Marcos K.

Fui um dos primeiros a comprar o livro (3 unidades) e compartilho sempre as matérias do Intercept. Parabéns pela grande contribuição à democracia.
Antonio G.

Você conhece o trabalho único que o Intercept vem realizando nesses cinco anos. As mensagens de carinho, elogio e agradecimento que chegam nos lembram disso todo dia. Mas para continuar produzindo e entregando jornalismo que impacta o mundo positivamente, precisamos que novos apoiadores substituam as centenas que perdemos nos últimos meses para o desemprego massacrante no Brasil.

Topa se unir aos leitores que nos apoiam, com qualquer valor, e tornar possível que o Intercept continue a incomodar os corruptos e poderosos de costas quentes?

QUERO ME JUNTAR A ESSA LUTA →  

Nenhum comentário: