Mídia é Dantas e Mendes
Atualizado às 21:58 hs de 14 de julho de 2008
A imprensa está dando grande destaque a uma parte do inquérito de milhares de páginas do delegado federal Protógenes Queiroz em que aparece conversa grampeada entre o chefe-de-gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, e o ex-deputado do PT e advogado criminalista Luiz Eduardo Greenhalgh, na qual o advogado pede para o chefe-de-gabinete verificar se a Abin estaria investigando o suposto braço direito de Daniel Dantas, Humberto Braz, que estava foragido e se entregou hoje, segunda-feira.
A reprodução da gravação da conversa entre o advogado e o chefe-de-gabinete foi apresentada no Jornal Nacional. Carvalho limitou-se a dizer que não havia investigação da Abin sobre Humberto Braz. Se houvesse algum ilícito na conduta de Carvalho, ele poderia ter informado a Greenhalgh muita coisa. Não informou. Greenhalg, segundo informa a Folha, recorreu ao ministro da Justiça, Tarso Genro. Bateu com a cara na porta.
A mídia está dando destaque a nada. A PF pediu a prisão de Greenhalgh tanto quanto pediu a da repórter da Folha Andréa Michael, por ter obtido informações sigilosas do inquérito e publicado reportagem naquele jornal em abril que pôs em risco toda a Operação Satiagraha, pois a matéria deu conta de detalhes da investigação que teriam alertado Daniel Dantas e asseclas. Mas nada disso foi parar no Jornal Nacional em detalhes, da forma como foi o caso envolvendo Greenhalgh e Carvalho.
Há, certamente, muito mais no inquérito. E há reações da magistratura, do Ministério Público, da sociedade civil contra Gilmar Mendes, mas nada disso vai ao ar no Jornal Nacional. Porque a Globo, a Folha, a Veja, toda a grande mídia está metida até o pescoço com Dantas. Aliás, o telejornal da Globo nem passou perto das relações da Veja com Dantas, do colunista pitbull Diogo Mainardi com Dantas...
A Folha de São Paulo diz que o relatório da PF acusa a mídia “sem provas”, mas não faz essa ressalva sobre Greenhalgh. A Globo nem toca no assunto. A grande mídia esconde suas relações com Dantas e o apoio tácito que tem dado a Mendes.
A mídia está com medo de Dantas. Tenta, então, fazer dele um problema do governo que está apoiando uma investigação profunda dos “negócios” do banqueiro. Mas a mídia nega que seja o governo que esteja investindo contra Dantas. Diz que o setor da PF que investiga Dantas é “independente” do governo, como se isso fosse possível, como se o próprio Lula não pudesse desidratar as investigações remanejando policiais e até mudando o comando da PF.
Fonte: Blog Cidadania.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário