A QUESTÃO DA SOBERANIA COM A GLOBALIZAÇÃO
De que maneira a globalização afeta a soberania das nações, as fronteiras dos países e a governabilidade plena?
Com a globalização e no caso particular do Brasil, o que temos é um território nacional da economia internacional. O Estado nacional detém o monopólio das normas, das leis, sem os quais os poderosos fatores externos perdem eficácia. Ao contrário do que se repete continua e impunemente, o Estado continua forte, afinal as empresas transacionais e as instituições supranacionais não dispõem de força normativa e legislativa para impor, sozinhas, dentro de cada país, sua vontade política ou econômica.
Por intermédio de suas normas de produção, de trabalho, de financiamento e etc...as multinacionais arrastam outras empresas e instituições dos lugares onde se instalam , impondo-lhe comportamentos compatíveis com seus interesses. Em síntese, é uma falácia esse discurso que o Estado acabou, o Estado moderno, o Estado mínimo dos liberais, é um estado forte que existe para atender o reclamo de grandes interesses financeiros...o pacote do Bush, e o PROER de FHC são exemplos clássicos do que estamos afirmando.
É o Estado nacional que regula o mundo financeiro e constrói infra estruturas, assim, a grandes empresas escolhidas a condição de sua viabilidade. O mesmo pode ser dito das instituições supranacionais (FMI, Banco Mundial, OMC e etc...), cujos os editos e recomendações necessitam de decisões internas a cada país para que tenham eficácia.
O Banco Central é essa correia de transmissão entre uma vontade política externa e uma ausência de vontade interior. Por isso tornou corriqueiro entregar a direção do BC a personagens como Meirelles, Fraga, Chico Lopes e afins... Comprometidos com os postulados ideológicos da finança internacional do que com os interesses concretos da pátria.
Sem um projeto nacional, os governos ficam a mercê de exigências externas, por mais descabidas que sejam, creio, todavia que sempre é tempo de corrigir rumos equivocados e mesmo em um mundo globalizado fazer triunfar os interesses da nação.
Morcego Vermelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário