quarta-feira, 8 de outubro de 2008

BOLÍVIA - Aniversário da morte do Che Guevara.

Recordam na Bolívia 41º aniversário de assassinato de Che Guevara

La Paz, 8 out (Prensa Latina) A pequena localidade boliviana de La Higuera será palco hoje das comemorações centrais pelo 41º aniversário do assassinato do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara, enquanto lutava nesta nação.


O povoado onde caiu o legendário combatente receberá organizações bolivianas e representantes da colaboração cubana e venezuelana neste país andino.

A jornada servirá para que vários médicos da Ilha exponham suas teses de mestrado, enquanto representantes destacados nos planos de cooperação na saúde, alfabetização e revolução energética serão estimulados.

No entanto, a maior atenção se centrará no acontecimento que os habitantes de La Higuera viverão com a chegada de energia elétrica pela primeira vez em sua história.

Ontem o mausoléu do Che no município de Vallegrande serviu de sede para a cerimônia de declaração de Santa Cruz como o segundo estado boliviano livre de analfabetismo.

Os oradores, entre eles o presidente Evo Morales, ressaltaram que a entrega dessa distinção ao território cruzenho constituía uma homenagem ao mítico lutador.

Para concluir o dia, Morales e o embaixador de Cuba em La Paz, Rafael Dausá, depositaram uma oferenda floral em honra de Guevara, um símbolo mundial na luta pelas causas justas.

Por outro lado, na cidade de El Alto – próxima a La Paz- também se recordará a data com um ato em frente a uma estátua monumental do internacionalmente conhecido como o Guerrilheiro Heróico.

Organizadores da velada anunciaram à Prensa Latina que na mesma participarão senadores e deputados, além de agrupamentos populares e cooperantes cubanos.

Nenhum comentário: