
A pesquisa foi feita baseada na análise de seqüências de moléculas do HIV de um homem e uma mulher que viviam no Zaire. As amostras foram recolhidas entre 1959 e 1960, e estavam guardadas em laboratórios. O pesquisador da Universidade do Arizona, Michael Worobey, disse que com as duas moléculas, é possível fazer comparações e tirar conclusões.
"Quando comparadas, é possível perceber que as duas seqüências são muito diferentes, o que significa que o vírus já tinha sofrido modificações, e estava na região bem antes de 1959".
Worobey acredita que o vírus começou a contaminar os seres humanos entre 1884 e 1924. Os pesquisadores concluíram que a Aids foi transmitida dos chimpanzés para as pessoas em Camarões. Eles acreditam que, depois, o vírus se espalhou para o Zaire, país de origem das pessoas cujas amostras de sangue foram analisadas.
A pandemia de Aids começou a ser reconhecida em 1981, e hoje mais de 33 milhões de pessoas estão infectadas. O estudo foi publicado na revista científica "Nature".

Nenhum comentário:
Postar um comentário