Escrito por Bianka de Jesus.
Com a justificativa de combater o terrorismo a anterior administração estadunidense violou leis e procedimentos, denunciou hoje o jornal La Opinión.
O governo de George W. Bush frequentemente utilizou a luta contra o terrorismo para levar até o limite, e a vezes mais além, as prerrogativas do poder executivo, denuncia o jornal em seu editorial.
A respeito destaca o recente escândalo que envolve à Agencia Central de Inteligência (CIA), que ocultou do Congresso um programa ultra secreto de espionagem a petição do ex vice-presidente Richard Cheney. O novo diretor de la CIA, Leon E. Panetta, se inteirou há pouco do mesmo, ressalta.
La Opinión denuncia que o programa secreto incluía a criação de grupos paramilitares para el assassinato de terroristas da Al Qaeda em outros países.
Não surpreende que os líderes do Congresso, tanto democratas como republicanos, estejam chateados, acrescenta.
Mas a pregunta relevante é não somente por que se ocultou aos congressistas mas por que o mesmo Panetta, diretor da CIA sob o atual governo de Barack Obama, não sabia de nada, comenta.
O matutino informa que algumas fontes da CIA comentaram que quiçá o objetivo do plano não era enfrentar o terrorismo mas espiar aos cidadãos estadunidenses.
Isto, como é natural, seria extremadamente controverso e uma mostra a mais das políticas do anterior governo, conclui a publicação.
Fonte:Prensa Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário