sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

MAIS UM POUCO DE HISTÓRIA - Stalin


NESTA DATA

Josef Stalin

Em 18 de dezembro de 1878, nasceu Josef Stalin, um dos líderes mais conhecidos da União Soviética

Josef Stalin
Estima-se que Stalin tenha ordenado a morte de cerca de 4 milhões de pessoas (Foto: Wikimedia)
Josef Stalin foi um dos líderes mais conhecidos da União Soviética. Ele nasceu em 18 de dezembro de 1878, em Gori, uma cidade industrial da Geórgia.
Seu nome de batismo era Iossif Vissarionovitch Djugashvili. O nome com que ficou conhecido, Stalin (que significa “homem de aço”, ou “feito de aço” em russo), só foi adotado em 1913, quando ele foi deportado para a Sibéria.
Filho da lavadeira Ketevan Geladze e do sapateiro Besarion Jughashvili, Stalin teve uma infância pobre e infeliz. Perdeu o pai quando ainda era criança e alguns dos irmãos anos depois.
Ele inicou os estudos em uma escola russo-ortodoxa de Gori, sendo enviado posteriormente para um seminário em Tiflis, capital da Geórgia. Porém, acabou expulso do seminário em 1899, último ano do curso, por ser muito influenciado pelos romances realistas russos e pelas ideias darwinistas.
Dois anos depois, em 1901, iniciou sua carreira política, se tornando membro do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Participou de vários movimentos contra o regime czarista, o que o fez ser preso e deportado inúmeras vezes. Seu viés político revolucionário o aproximou de Lenin. Ambos compartilhavam o desejo de derrubar o regime czarista.
Em 1912, Stalin ajudou a fundar o jornal político Pravda  (verdade, em russo), que tecia duras críticas ao regime, o que acarretou novas prisões e mais deportações. Em 1913, foi preso pelo pelas forças do czar Aleksandr Kerenski e enviado para uma prisão no Ártico. Foi libertado em 1917, ano em que intensificou seu trabalho no Pravda e ajudou a organizar a Revolução de Outubro de 1917, como comissário de Nacionalidades no Conselho dos Comissários do Povo.
A revolução acabou por derrubar o regime czarista e em 1922, Lenin foi eleito secretário-geral do Partido Comunista da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), tendo em Stalin um de seus mais próximos aliados.
Após a morte de Lenin, Stalin se tornou seu sucessor no cargo, após disputar o poder com Trotsky. Em seu governo, ele deu início a uma série de reformas na URSS, que tinham como objetivo principal a industrialização e o fortalecimento do socialismo. Entre os anos de 1929 e 1930, Stalin iniciou uma ampla reforma agrária no país, desapropriando terras de camponeses que foram executados ou deportados em massa junto com as famílias.
O governo de Stalin foi marcado pelo rigor com que tratava seus opositores, perseguindo e executando todos que surgiam em seu caminho. Estima-se que ele tenha ordenado a morte de cerca de 4 milhões de pessoas. Foi assim que ele conseguiu consolidar as bases do socialismo na URSS pós-revolução de 1917. Stalin morreu em 5 de março de 1953, aos 74 anos, vítima de uma hemorragia cerebral.

Nenhum comentário: