quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PETROBRAS - Operação Sangue Negro.


OPERAÇÃO SANGUE NEGRO

PF deflagra operação que investiga desvios na Petrobras desde 1997

A Operação Sangue Negro investiga desvios na Petrobras em contratos com a SBM e pagamentos de propina

PF deflagra operação que investiga desvios na Petrobras desde 1997
PF afirma que o dinheiro envolvido nos contratos retornava para o Brasil como pagamento de propina (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 17, a Operação Sangue Negro, que investiga um esquema de desvio de verba e pagamento de propina desde 1997, envolvendo a Petrobras e a empresa holandesa SBM Offshore. Embora todos os alvos da operação estejam também envolvidos na Operação Lava Jato, a PF afirma que a investigação teve início antes dela.
A PF cumpre nove mandados judiciais no Rio de Janeiro, Angra dos Reis (RJ) e Curitiba (PR), sendo cinco deles de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Entre os mandados de prisão preventiva, dois foram expedidos contra pessoas que já foram presas na Operação Lava Jato: os ex-diretores da Petrobras Renato Duque e Jorge Zelada.
As buscas da PF foram realizadas nas residências dos alvos investigados e na Petroserv, empresa de prospecção de petróleo, que, segundo as investigações, recebia repasses de 3% a 5% dos contratos entre a Petrobras e a SBM, depositando 1% em contas no exterior. A PF afirma que o dinheiro envolvido nos contratos retornava para o Brasil como pagamento de propina.
Durante as investigações da Lava Jato, ex-representantes da SBM admitiram que houve pagamento de propina a funcionários da Petrobras em troca do fechamento de contratos. A Operação Sangue Negro investiga crimes de sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, entre outros.

Nenhum comentário: