sábado, 6 de novembro de 2021

Carta Capital.

 A Newsletter do Streaming - uma parceria CartaCapital e Filmedodia.com

CartaCapital <socio@cartacapital.com.br>
Sáb, 06/11/2021 12:02
  •  Você
Visualizar como página web

A Mostra de SP nem bem acabou e o 16º Festival de Cinema Italiano já começou, trazendo uma programação robusta com 16 filmes contemporâneos e uma retrospectiva de 16 longas embalados por trilhas musicais magníficas, assinadas por Morricone, Rota e outros só menos famosos.Toda a programação é grátis, assim como a de dois festivais de cinema fantástico que destacamos na Festivaleiro.Quem procura um serviço de streaming com curadoria diversificada e uma oferta mensal de raridades e de filmes premiados em festivais tem uma boa opção na MUBI. A plataforma está com uma promoção só neste fim-de-semana na qual a assinatura sai por R$ 10/mês. Corra!Viciou na série ROUND 6? A Netflix estreou, sem alarde, outros filmes do criador e diretor Hwang Dong-hyuk, ótimos exemplares da diversidade e qualidade do audiovisual, ponta de lança do "soft power" sul-coreano. Boa sessão!Cássio Starling Carlos

ESTREIAS

Um grupo de carcereiros encerrado em uma prisão desativada na companhia de detentos revoltados com a situação precária é um convencional ponto de partida para um filme explosivo de ação.

Mas AR PARADO desafia o clichê por meio de uma tensão que se eleva sem derramamento de sangue. Desse modo, o elemento emocional, a dimensão moral e a oposição entre liberdade e enclausuramento ganham impacto. O elenco excepcional reunido sob a direção infalível de Leonardo di Costanzo tornam AR PARADO um filme a não perder.

onde:

16º Festival do Cinema Italianoaté 5/12grátis


Como é Veneza sem a multidão de turistas? A pandemia ofereceu aos raros moradores da cidade um período em que foi possível visitar seus segredos, caminhar escutando o rumor da água, em vez dos ruídos da turba.

O diretor Andrea Segre aproveitou a condição improvável para rodar WELCOME VENEZA, um drama amargo sobre fraternidade rompida, sobre a incompatibilidade entre a cobiça e a beleza.

Leia na coluna AL DENTE o texto de Mario Visconti sobre a Veneza que emergiu quando o mundo parou.

 

WELCOME VENEZAonde: 16º Festival do Cinema Italianoaté 5/12grátis


A tradição italiana de fundir cinema policial e realismo social mostra-se intacta em YARA. A história real, ocorrida em 2011, do assassinato de uma adolescente de 13 anos é narrada sem excessos por Marco Tullio Giordana, diretor do classicão A MELHOR JUVENTUDE.YARAonde: Netflix


A matriz italiana também deixa suas marcas em OS MUITOS SANTOS DE NEWARK. O roteirista David Chase revisita o ambiente da máfia plebeia de FAMÍLIA SOPRANO e traça uma genealogia do crime comum, completando a desconstrução do mito da máfia nobre criado na saga O PODEROSO CHEFÃO.

onde: HBO Max

A intensidade fria dos melodramas asiáticos corta como uma navalha nesta história terrível, baseada em fatos, sobre abusos sexuais cometidos contra crianças em uma escola para deficientes auditivos.

O filme sul-coreano é dirigido por Hwang Dong-hyuk, criador da série ROUND 6.

EM SILÊNCIOonde: Netflix


“Comparando mulheres a bolas, as adolescentes são como a de basquete. Os homens saltam com toda a força para alcançar a bola no ar. Uma mulher aos 20 é uma de rugby. Homens lutam pela bola como cães atrás da presa. Uma mulher aos 30 é como uma bola de tênis de mesa. O número de homens atrás dela diminui depressa, mas ainda há um grande foco na bola. Uma mulher de meia-idade é uma de golfe. Um homem para cada bola. Toda vez que o homem vê a bola ele a joga para bem longe. E, quando a mulher passa dessa idade, é como uma bola de queimada.” 

A piada ultrasexista contada no prólogo de VELHA É A VOVOZINHA não deve desanimar quem só assiste a comédias politicamente corretas.O filme sul-coreano, também dirigido pelo criador de ROUND 6, brinca o tempo todo com nossos preconceitos ao mostrar uma senhorinha na complicada situação de subitamente virar uma garota de 20 anos.

VELHA É A VOVOZINHA

onde: Netflix


Quer mais filmes sul-coreanos?A MUBI está exibindo um ciclo com produções fresquinhas do pequeno gigante asiático.Aproveite a promoção que a plataforma está oferecendo apenas neste fim-de-semana, com assinaturas anuais no valor de R$ 10/mês.Novo Cinema Sul-Coreanoonde: MUBI 

CLÁSSICO MODERNO

Matar pode ser uma arte capaz de provocar gargalhadas, demonstra Frank Capra nesta comédia perversa. O nome do diretor costuma ser associado às histórias de bons sentimentos que ele realizou nos anos 1930 para elevar o moral dos americanos, arruinado pelo crash de 1929.

No centro de ESTE MUNDO É UM HOSPÍCIO, Cary Grant se descola da imagem de elegância sombria e assume seu outro lado, sua face “de herdeiro de Carlitos não declarado”, como define Pedro Guimarães no artigo sobre a atuação de Grant no clássico moderno de Capra.

ESTE MUNDO É UM HOSPÍCIOonde: Belas Artes

CINEMAS NEGROS
Muitas décadas antes de as políticas de identidade e de representatividade se difundirem, Zózimo Bulbul já estava abrindo brechas no muro caiado de branco.Do pioneiro ALMA NO OLHO (1973) ao derradeiro RENASCIMENTO AFRICANO, nove títulos que o ator e diretor realizou ou interpretou acabam de estrear.onde: Itaú Cultural Playgrátis
BIXÓRDIA

A coluna dedicada à história das representações LGBTQIA+ no cinema brasileiro destaca ANDRÉ A CARA E A CORAGEM (1970), filme sobre um garoto do interior de Minas que chega ao Rio e tem que se virar.Confira o texto de Lufe Steffen na Bixórdia.

FESTIVALEIRO

Dois festivais de cinema fantástico acontecem simultaneamente com programação 100% grátis.

Se o impacto negativo da pandemia sobre a produção audiovisual é incalculável, os realizadores não deixaram de se expressar no formato curta. É o que indica a programação do Floripa Que Horror.

A seleção do festival inclui dezenas de produções realizadas em 2020 e 2021 e é uma oportunidade para, além dos sustos, verificar se o medo na vida real já contaminou a ficção.

 

onde: Darkflixaté 7/11grátis


O inquietante trailer do longa francês ANONYMOUS ANIMALS inverte as violências que achamos normal cometer contra os animais.O filme está no 4º Rocky Horror Film Festival, que exibe 54 títulos de 20 países organizados nas categorias longas sinistros, médias bizarros, curtas macabros, animações arrepiantes e pílulas de medo.

 

onde: Reserva Imovisionaté 14/11grátis


O PONTO FIRME registra o processo criativo do estilista Gustavo Silvestre junto a um grupo de 20 detentos de uma penitenciária em Guarulhos. O filme de Laura Artigas está na seleção do Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda.onde: Feed Dogde 9 a 14/11grátis
LEADING LADIES, comédia sobre os desencontros do desejo durante o reencontro de um grupo de amigas, está na programação online do Mix Brasil.O festival dedicado à diversidade neste ano será em formato híbrido.onde: Mix Brasilde 10/ a 21/11grátis

Nenhum comentário: