quinta-feira, 29 de outubro de 2015

"A invasão ao Iraque foi o pior crime deste século".

“A invasão ao Iraque foi o pior crime deste século”, afirma Chomsky


A invasão estadunidense ao Iraque, em 2003, é “o pior crime deste século”, e o direito de empregar a força é aceito pela imensa maioria dos políticos estadunidenses, segundo opinou o respeitado cientista político e filósofo Noam Chomsky.
A reportagem é publicada por RT, 27-10-2015. A tradução é do Cepat.
 
Fonte: https://goo.gl/mTkC6U 
“Por que acreditamos ter o direito de invadir um país?”, afirmou o analista em uma entrevista à TeleSur.
Em março de 2003, os Estados Unidos e o Reino Unido invadiram o Iraque, em flagrante violação ao direito internacional, com pretexto de que o país, supostamente, contava com armas de destruição em massa, que nunca foram encontradas.
A operação militar e ocupação do Iraque, por parte do Ocidente, ceifaram mais de um milhão de vidas, segundo pesquisadores britânicos da organização Opinion Research Business.
Chomsky destacou que no cenário atual de candidatos presidenciais estadunidenses não há sequer um pacifista.
“Por exemplo, Obama é considerado como um político contrário à guerra, mas está realizando um programa de terror global de um tipo nunca visto antes: o programa de drones”, enfatizou.
No último fim de semana, o ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pediu desculpas pela primeira vez, desde 2003, pelos erros cometidos durante a guerra no Iraque e admitiu que o conflito possivelmente provocou a ascensão do Estado Islâmico.

Nenhum comentário: