quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

FATOS E NOTÍCIAS RELEVANTES.







1) FATOS E NOTÍCIAS RELEVANTES DO DIA, NÃO NECESSARIAMENTE LIGADOS DE FORMA DIRETA AO MERCADO DE PETRÓLEO E COMBUSTÍVEIS.

1.1) Bélgica / Bruxelas / Ministros das Relações Exteriores

Reuniram-se hoje, com o objetivo principal de discutir medidas para combate ao terror. Mas abordaram também Rússia e Ucrânia, e o combate ao EI e à alQaeda. 

1.2) Suíça / Davos / Fórum Econômico Internacional 1

Abre oficialmente amanhã, mas esquenta mesmo a partir de quarta-feira, 21/01. Agenda provável: a) Estado da economia mundial; perspectivas; b) Geopolítica; focos de instabilidade; consequências; c) Estado Islâmico e alQaeda; combate; e d) Novidade provável, distribuição de renda assunto que vem chamando a atenção dos mais diversos segmentos; repetiu-se hoje à exaustão a que, até 2016, 1% dos humanos mais ricos deterão 50% da riqueza mundial, ou que os 80 mais ricos deterão o equivalente ao que possuirão os restantes.

1.3) Suíça / Davos / Fórum Econômico Internacional 2

Começa a se falar em distribuição de renda como um problema de segurança (social, nacional).

1.4) Suíça / SNB

A decisão do BC suíço de permitir a livre flutuação do franco já produziu, praticamente da noite para o dia, uma inflação de +20%.

1.5) França / François Hollande

Sua popularidade subiu +20 pontos percentuais, função da avaliação de sua atuação ante o episódio do semanário Charlie Hebdo.

1.6) EUA / Washington / State of the Union

O Presidente Obama pretende apresentar ao Senado e à Câmara, amanhã, seu projeto de taxar os ricos, em mais uma demonstração de que se recusa a colocar a carapuça de pato manco e vai morrer atirando. 

1.7) China / Preços de Imóveis

Depreciaram em dezembro e levaram o SSE e o RMB junto.

1.8) Iêmen
A guerra civil no Iêmen está chegando ao ponto em que a derrubada do governo em Sanaa é uma possibilidade real. O PM, demitido hoje, está preso em casa, cercado por milícias xiitas.

Nenhum comentário: