quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MERCADO DO PETRÓLEO - 27 de janeiro de 2015.

1) CLIMA PSICOLÓGICO E SÍNTESE
O complexo continua andando de lado, indeciso quanto a continuar a depreciar imediatamente, ou fazê-lo depois de uma correção conjuntural de alta. Nem os indicadores econômicos britânicos e americanos, nem episódios político-militares, potencialmente perigosos, alteraram-lhe fundamentalmente a trajetória. Os números relativos à variação dos estoques de WTI e derivados, nos EUA, durante a semana de 17 a 23 de janeiro, apresentados pelo API, foram muito bullish para a gasolina e muito bearish para o petróleo, anulando-se mutuamente em grande parte, apesar do mercado em alta. Ver mais, abaixo. Já o dólar americano confirmou a correção de baixa, em conjunção com as ações praticamente no Mundo inteiro. Uma inversão: um dia bullish para o complexo e bearish para as ações.



2) FATOS E NOTÍCIAS RELEVANTES DO DIA, NÃO NECESSARIAMENTE LIGADOS DE FORMA DIRETA AO MERCADO DE PETRÓLEO E COMBUSTÍVEIS

2.1) Ucrânia e Rússia
A Ucrânia nomeou a Rússia estado agressor e solicitou novas sanções à UE.

2.2) UE / Eurogrupo
 
No segundo dia da reunião do Eurogrupo ministros das finanças dos países membros ficou decidido empréstimo de € 1,3b à Ucrânia.

2.3) GrãBretanha / PIB
o crescimento do PIB britânico, durante o ano de 2014, foi de +2,6%, acima das expectativas e do crescimento da Alemanha (+1,5%). Foi o melhor desempenho da economia britânica desde 2007.

2.4) EUA / Dólar e Ações
O dólar americano iniciou correção de baixa, e as ações em Wall Street continuaram a que já havia sido começada.

2.5) EUA e Índia
Fontes dos ministérios das relações exteriores de ambos os países consideraram os resultados dos dois dias da visita de Obama à Índia como extremamente promissores.

2.6) Obama na Arábia Saudita
O Presidente Obama reduziu por um dia o prazo de permanência em Delhi para visita de condolências ao novo rei Saudita.

2.7) Líbia / Atentado em Trípoli
O EI assumiu a responsabilidade pelo atentado a um hotel de turismo em Trípoli, que resultou na morte de pelo menos 10 pessoas. Atiradores penetraram o prédio, e um carro-bomba completou o serviço. Trípoli é a capital do estado que disputa o poder com o governo reconhecido internacionalmente de Benghazi.


2.8) Nigéria
Estado praticamente falido.

2.9) Baleado Avião da FlyDubai
Oficialmente, um acidente.

2.10) EUA / Nova Inglaterra
Desviada por ventos com velocidade acima da prevista, a nevasca que ameaçava Nova Iorque seguiu para o Nordeste, castigando fundamentalmente Long Island e Massachusets. Nova Iorque vai voltando ao normal.

2.11) Indicadores Econômicos
 
Bullish:  crescimento do PIB britânico em 2014; confiança do consumidor nos EUA pelo Conference Board (jan); venda de casas recém construídas, também nos EUA, pelo Departamento do Comércio (dez). Bearish: PIB da GrãBretanha no 4º trimestre, comparação trimestral; avaliação dos consumidores americanos quanto ao mercado de trabalho e às condições para os negócios, índices calculados pelo Conference Board (jan); demanda por bens duráveis nos EUA (dez); preços de casas, também nos EUA, na avaliação do consórcio Standard & Poor CaseShiller (nov).

Nenhum comentário: