quinta-feira, 16 de abril de 2015

MÍDIA - Quem mandou aceitar o convite!

Comentário da jornalista sueca Lotten Collin para a rádio sueca onde ela fala um pouco dos protestos contra o governo que ela cobriu e sua experiência em ter participado de um programa jornalístico da Rede Globo, como se diz no linguajar popular, ela foi curta e grossa.
Ela diz o seguinte “Rio de Janeiro segunda feira, como sempre todas as manhãs vejo as notícias, jornais, rádio e TV para ter uma visão geral de tudo que está acontecendo e me deparo com os comentários das mesmas pessoas, Merval Pereira fala sobre política, Miriam Leitão sobre economia e Carlos Sandenberg um pouco de tudo, como é possível um país de muitos milhões de habitantes haver tão poucas pessoas para dar as notícias, a resposta é Globo, no Brasil há liberdade de expressão, mas pode esquecer isso, pois a Globo tem total monopólio e é dona do público através das novelas, esporte e desfiles de escolas de samba etc. sempre o mesmo, isso fica muito evidente nos noticiários da emissora, por exemplo, nos últimos meses houve vários protestos contra o governo de Dilma Rousseff e a Globo falou em 2 milhões de pessoas nas ruas, conversei com policiais e outros jornalistas que discordavam desses números e disseram que havia metade disso, é certo que há diferentes formas de dizer a verdade, mas as pessoas só tem uma escolha, a Globo.
Um dia fiquei muito honrada quando a Globo me ligou convidando para participar de um programa jornalístico da GloboNews, para discutir o que os jornalistas estrangeiros pensam sobre os protestos contra o governo, me sentei entre um jornalista da CNN e outro da Bloomberg News, e o apresentador do programa me perguntou o que eu achava dos protestos contra o governo, eu respondi a verdade, que eu fiquei chocada como os brasileiros pensam sobre querer a volta da ditadura, mas ficou bem claro para mim que eram pessoas da classe média branca que estavam nas ruas, então o apresentador me interrompeu e chamou os comerciais, bem no meio da minha resposta, depois dos comerciais uma mulher que nunca vi antes disse para mim, “Lotten pelo jeito você é de esquerda” e ela perguntou para o jornalista da Bloomberg sobre economia.
Quando terminou o programa o produtor deu uns tapinhas nas minhas costas e disse, “ Aaha, então você é uma comunistazinha” depois do programa, quando voltei para casa meu facebook e meu twitter estava cheio de mensagens, metade eram mensagens amorosas pela minha coragem de ter dito aquilo na Globo, e outra metade eram cheia de ódio, algumas diziam “volte para o lugar de onde você veio e nunca mais volte nesse programa” essa mensagem é verdade, nunca mais voltarei na Globo num programa de debate”

Nenhum comentário: