quarta-feira, 26 de agosto de 2015

POLÍTICA - Carta aberta ao companheiro Zé Dirceu.


Eu que fui companheiro do Zé Dirceu no movimento estudantil e endosso essa carta. Ao endossar esta carta, não estou eximindo o Zé de possíveis desvios de ética. Se ficar comprovado o que o juiz justiceiro da República de Curitiba o está acusando, Dirceu deverá pagar por isso. O Dirceu que conheci está revelado nas linhas abaixo e merece todo o meu respeito. Foi um "guerreiro do povo brasileiro".
O Zé retornou de Cuba sabendo que se fosse pego seria executado, como foram todos os que retornaram e foram detidos. Arriscou sua vida em defesa da volta da democracia em nosso país, o que permitiu que possamos assistir midiotas se expressando livremente nas manifestações de rua, como vem ocorrendo de uns tempos para cá, pedindo inclusive a volta da ditadura.


Carta ao companheiro José Dirceu de Oliveira e Silva




Nós, que conhecemos e acompanhamos sua história, sabemos das lutas travadas durante o regime militar para o restabelecimento da democracia no Brasil. Sabemos que poucos tiveram a coragem de enfrentar a ditadura doando sua vida e juventude em defesa das grandes causas, para benefício da maioria de um povo invisível e sem sobrenome.  Sua vida foi prova de suas lutas e vitórias, contra o Estado ditatorial e contra uma elite que mantinha sob seu jugo o pobre, o preto e o miserável.
Não podemos esquecer que, se hoje nossa juventude – que provavelmente não conhece sua história – ocupa praças e espaços públicos para reivindicar seus direitos, deve muito a sua luta por um Brasil menos desigual, melhor e mais justo.
Nós, que vivenciamos, ou os filhos daqueles que vivenciaram um momento sombrio de nosso país, “páginas desbotadas da memória”, sabemos que sua ousadia, junto à de muitos companheiros e nossa militância, em construir o caminho que culminou com a eleição do primeiro operário para governar o Brasil, dando voz e dignidade aos excluídos, jamais será perdoada pela elite raivosa, que nos últimos meses manifesta claramente seu ódio ao nosso projeto político.
Esse pavor, “Zé”, é a prova de que estamos no caminho certo e que se hoje o Brasil está melhor que ontem, deve-se muito a sua luta.    Temos certeza que as pessoas que conhecem sua história sabem, sim, das fraquezas do homem, do político e do ser humano, mas reconhecem seu valor, na história e na luta pela redemocratização do nosso País.
Seu encarceramento, de forma arbitrária e orquestrada, é a clara demonstração que novamente vivemos tempos sombrios, onde a atuação das instituições que deveriam zelar pelo respeito às leis e aos direitos do cidadão, efetuam a prisão de um homem que já está preso, com base, tão somente em ilações de delatores presos, num claro desrespeito à Constituição, ao Estado Democrático de Direito e ao princípio da presunção da inocência.
Não nos intimidaremos diante dos instrumentos golpistas das forças conservadoras, que ameaçam a democracia, o PT e o nosso governo.
Não nos intimidaremos diante da intolerância e do ódio de uma elite antidemocrática, com pensamento opressor e reacionário.
Nós, que vivenciamos o processo de construção de nosso partido, o PARTIDO DOS TRABALHADORES e conhecemos suas batalhas em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito, nos indignamos com aqueles que comemoram sua prisão e manifestamos nossa solidariedade ao companheiro, ao pai de família e ao militante de tantas batalhas, com a certeza que sua estrela jamais deixará de brilhar.
Continuaremos nossa luta em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores, dos direitos humanos e do povo brasileiro.
João Batista – Ex-Presidente PT/PA
Mônica Valente – Secretária de Relações Internacional do PT
Gleide Andrade – Vice-Presidente  Nacional do PT
Milton Zimmer  – Presidente PT/PA
Francisco Rocha da Silva (Rochinha) — PT/SP
Lindbergh Farias – Senador PT/RJ
Paulo Rocha – Senador PT/PA
Humberto Costa – Senador PT/PE
Anne Karoline  – Executiva  Nacional  do PT
Jefferson Lima – Secretário Nacional da Juventude do PT
Antonio Santos – Executiva Estadual PT/SP
De Assis Diniz – Presidente PT/CE
Regina Sousa – Senadora PT/PI
Vivian Farias – Executiva Nacional do PT
Laisy Moriére – Secretária Nacional de Mulheres do PT
Dirceu Tem Catten – Deputado Estadual PT/PA
Luiz Carlos da Silva (Prof. Luizinho) – Ex-Deputado Federal
Zé Geraldo – Deputado Federal PT/PA

Beto Faro – Deputado Federal PT/PA

Nenhum comentário: