sábado, 28 de novembro de 2015

POlÍTICA - Lava Jato com medo de Delcídio?

LAVA-JATO COM MEDO DE DELCÍDIO?


O QUE DELCÍDIO TEM PARA DELATAR NÃO INTERESSA À LAVA-JATO

[OBS deste 'democracia&política': 
Delcídio chegou na Lava-Jato como inesperado e incômodo intruso, fora do planejamento. 
O que é mais provável agora acontecer? 
Seus depoimentos serão indefinidamente adiados, com ele aguardando preso. Se vierem a ser feitos, serão classificados como "Isso não vem ao caso" ou vazarão com muitas tarjas pretas. Ou então não vazarão, como foi o caso da delação de Youssef de que Aécio Neves estaria envolvido em corrupção na estatal Furnas. Ela ficou em sigilo absoluto durante todo o ano eleitoral de 2014 e somente vazou este ano (e logo foi abafada pela mídia e, aparentemente, engavetada pela Lava-Jato e pela PGR).   
O grave risco temido é que Delcídio poderia, indesejável e inoportunamente, delatar irregularidades e crimes do período PSDB/FHC, quando foi nomeado Diretor da Petrobras. 
Isso fugiria do script traçado desde antes do início da operação: o alvo é o núcleo do governo federal (ver nossa postagem de 16 de outubro de 2015 intitulada: REVELADO! "LAVA JATO" FOI PLANEJADA POR MORO PARA DERRUBAR PT/LULA, em http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/10/revelado-lava-jato-foi-planejada-por.html)].
Não vai ser fácil tirar Delcídio da cadeia

Por Alex Solnik, jornalista

"Todos os advogados com quem conversei nos últimos dias foram unânimes: diante de todas as circunstâncias que fundamentaram a prisão de Delcídio do Amaral, será muito difícil tirá-lo da cadeia.

Nenhum argumento dos seus advogados vai convencer o STF a conceder qualquer habeas-corpus. Isso está fora de questão desde que se tornaram públicas gravações em que ele insinua que os ministros são suscetíveis a pressões, dele próprio e do vice-presidente da República.

Ele perdeu a imunidade, embora ainda continue senador e, portanto, tornou-se um simples mortal, como todos nós, e em pouco tempo seu mandato será cassado. O juiz Sérgio Moro já provou que, com ele, é sed lex, dura lex. O que ele decidir a respeito do senador, o STF deverá corroborar.

O seu destino está amarrado ao de seu delator para todo o sempre: enquanto Cerveró estiver cumprindo pena, em prisão fechada, semiaberta ou domiciliar com tornozeleira ele também continuará preso, pois se for solto poderá potencialmente conspirar contra ele e a Lava Jato. Por baixo, por baixo, ele ficará preso tanto tempo quanto Ceveró e mais o que for compatível com o crime de conspiração contra a Justiça etc etc.

Somente a delação premiada poderá atenuar sua pena. Resta saber o que ele teria a contar além do que Moro já ouviu de outros delatores.

Daqui de fora, a impressão que dá é que o único assunto novo seria a revelação de que o esquema da Petrobrás começou antes do governo Lula, pois em 2001 Delcídio foi diretor da Petrobrás - se é que havia esquema na época [pois Cerveró, Paulo Roberto Costa etc, na época, eram santinhos, por definição] e se é que ele está disposto a manchar ainda mais a sua reputação, já bastante maculada.

A outra opção é a que já começa a circular: dizer que tentou calar Cerveró a pedido da presidente, hipótese que se for cogitada não deverá prosperar por carecer de provas. A não ser que ele tenha grampeado a presidente.

Ninguém como Delcídio cabe no figurino de alguns velhos provérbios, tais como "quem vê cara não vê coração" e "por fora bela viola, por dentro pão bolorento".

A não ser por uma cena registrada por telefone celular em que ele reage com truculência ao se ver flagrado numa boate de Ibiza nas últimas férias parlamentares, seu comportamento, assim como seu vestuário sempre foram no mínimo elegantes e equilibrados, jamais pairou qualquer suspeição acerca de suas atividades parlamentares.

Quem dissesse há uma semana que ele um dia seria o aloprado número 1 da República passaria por maluco."

FONTE: escrito por Alex Solnik, jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão", "O domador de sonhos" e "Dragonfly" (lançamento janeiro 2016). Publicado no portal "Brasil 247"  (https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/207021/N%C3%A3o-vai-ser-f%C3%A1cil-tirar-Delc%C3%ADdio-da-cadeia.htm). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: