sábado, 28 de novembro de 2015

POLÍTICA - "Apesar das manchetes negativas, este país trabalha".

Lula: apesar do PiG, este país trabalha

"Quem é invisível para a mídia produz 70% dos alimentos do Brasil"
    

Lula: "Apesar das manchetes negativas, este país trabalha"

Ex-presidente defendeu Dilma e diz que não há crise que possa vencer este povo


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta (27) do ato “Territórios em Movimento: articulação e gestão para o desenvolvimento sustentável”, organizado pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais. O encontro aconteceu na cidade de Valentes, no interior da Bahia, e reuniu 2 mil pessoas.

A região é conhecida por produzir sisal. Antes de se eleger à presidência, Lula visitou o local com as Caravanas da Cidadania, nos anos 90. Na época, relembrou o ex-presidente, havia muitos trabalhadores amputados devido ao manuseio do sisal. Hoje, porém, a realidade é diferente. Em sua fala, Lula também lembrou de suas origens e das condições sociais no nordeste: "Saí de Pernambuco em 1958 para não morrer de fome. Quando voltei em 1977, meus parentes viviam do mesmo jeito". "Precisamos chegar lá [à presidência] para mudar, criar o Luz Para Todos. Nós fizemos mais em 12 anos do que as elites deste país em 100 anos", disse. "Muitas pessoas que comem café da manhã todo dia não tinham noção que tinha gente neste país que passava meses sem carne".

Lula recordou que, em 2008, início da crise internacional, os mais pobres seguiram movimentando a economia mais que os ricos brasileiros. "Por isso digo a Dilma: não ouça só quem te procura para reclamar. Temos de ouvir quem trabalha", contou. É importante, disse o ex-presidente, juntar forças para superar as dificuldades. "Imaginem a pressão que está posta sobre a Dilma. Quando está tudo bem, tudo é maravilhoso. Nosso país precisa agora de união". Criticou a escolha da imprensa por noticiar apenas as coisas ruins: "Apesar das manchetes negativas, este país trabalha". "Quem é invisível para a mídia produz 70% dos alimentos do Brasil", afirmou.

"Se eu me sentir desanimado, basta lembrar que não há crise que possa vencer este povo", encerrou.

Nenhum comentário: