segunda-feira, 23 de junho de 2014

POLÍTICA - Aécio tenta calar vozes dissonantes.



Aécio tenta calar vozes dissonantes





Por Renato Rovai, em seu blog:


Aécio Neves e o seu PSDB entraram com pedido de busca e apreensão de computadores e equipamentos eletrônicos de uma série de pessoas no Rio de Janeiro, entre eles o da jornalista Rebeca Mafra, que só não teve a sua casa arrombada pela polícia porque uma vizinha tinha a chave do seu apartamento. Segundo a revista IstoÉ (ainda estamos apurando se isso é verdade, porque não recebemos nenhum comunicado oficial) o candidato tucano está movendo um processo contra a Revista Fórum e o Blog da Cidadania baseado na seguinte acusação: somos uma quadrilha virtual porque recebemos uma publicidade da prefeitura de Guarulhos.A Revista Fórum que tem 13 anos de existência, vários jornalistas em seus quadros e uma história limpa, pois não tem nenhuma condenação judicial em toda a sua existência por conta do jornalismo que pratica, não parece ser imprensa pela lógica aeciana. Na lógica dele, imprensa deve ser apenas aquele tipo de veículo que o elogia.

Foi assim durante todo o período que esteve à frente do governo de Minas Gerais. Se você não conhece bem a história,
assista a este vídeo.

Agora, o PSDB tem a cara de pau de soltar uma nota cujo título é “Pelo Direito a opinião”. Será ótimo podê-la usar a favor de Fórum nos tribunais caso de fato Aécio tenha nos processado. Mas ela é um amontoado de frases que o partido juntou para defender o que não tem defendido.

O texto cujo título é “pelo direito a opinião” ataca exatamente esse direito que foi exercido pelo vice-presidente do PT, Alberto Cantalice. É absurdo querer lhe impedir de escrever que certos colunistas são “
pitbulls da grande mídia“. Inclusive porque há anos esses mesmos colunistas atacam ao seu partido como se fosse uma organização criminosa dirigida por bandidos.

Aliás, esses “pitbulls” usam exatamente o mesmo argumento que Aécio utiliza para atacar a imprensa que não o bajula. O tucano já se referiu à blogosfera como quadrilha algumas vezes. E pior, acionou a polícia. Imaginem se Cantalice tivesse entrado com mandado de busca e apreensão na casa daqueles que chama de “pitbulls”.

A grita contra Cantalice, orquestrada principalmente por Reinaldo Azevedo e Danilo Gentili (aliás, qual dos dois é o humorista?), é algo absurdamente exagerado. Quem deveria gritar desse jeito era Rebeca Mafra e todos que já foram silenciados e atacados pela lógica da “liberdade de imprensa” aeciana. Eles, sim, impedidos de usar seu direito a opinião.

Aécio tem se mostrado um perigo para a liberdade de imprensa. Todos os seus movimentos, inclusive este texto contra Cantalice assinado pelo PSDB, demonstram que seu interesse é o de calar as vozes dissonantes e construir unanimidade midiática em torno do seu nome. Quer a mídia tradicional a seu favor. E vai buscar silenciar os outros setores, criminalizando-os. É uma lógica a lá democracia no Egito. Que tem enviado à cadeia jornalistas que denunciam a ditadura por formação de quadrilha. Esse é o risco real.

Nenhum comentário: