segunda-feira, 23 de junho de 2014

MÍDIA - Globo defende criminalizar blogueiros.

Globo defende criminalizar blogueiros



Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:


Desde 2010, no mínimo, que o presidente Barack Obama, recebe “blogueiros progressistas” na Casa Branca.

Aqui no Brasil, onde nenhum blogueiro – com exceção de Jorge Bastos Moreno, da Globo – jamais falou com Dilma, a mesma Globo, que detêm uma hegemonia da comunicação social consolidada durante o regime militar, agora defende, em
editorial, uma teoria curiosa.
Segundo o jornal, Gilberto Carvalho não poderia ter recebido blogueiros e ativistas sociais num espaço público.

Na véspera, Merval Pereira também já
havia atacado os blogueiros. Chega a ser honroso, para a blogosfera, que a Globo pretenda se polarizar, de maneira tão radical, com aqueles que pensam de outra forma e atuam pela internet.

Entretanto, o jornal perdeu a linha. Num arroubo tirânico, ele agiu como se ainda estivéssemos na ditadura. Para os Marinho, Carvalho não deveria ter recebido blogueiros e ativistas por causa de sua ideologia.

Esta é o espírito de liberdade da nossa mídia: uma campanha sistemática para criminalizar tudo que cheire a política e a ideologia.

É a mesma mídia que faz campanha contra os partidos dizendo que eles “não tem mais ideologia’, que virou tudo uma “geléia geral”.

Aí quando aparece a ideologia, a mesma mídia tem ataque de pânico e grita: “bandidos! bandidos!”

A imprensa corporativa não esconde mais sua estratégia suja de criminalizar a política. Está lá, com todas as letras:
“Mas costumam ser tantas as transgressões à legislação eleitoral, e não apenas nesta eleição, que os transgressores parecem vencer pelo cansaço. No caso desse ilustrativo encontro, o mais importante terminou sendo as próprias características da reunião e a agenda discutida.

Talvez pela crescente preocupação com a tendência das pesquisas eleitorais, lulopetistas começam a se descuidar. Escancaram conversas sugestivas entre uma autoridade, blogueiros e jornalistas ligados ao PT, muitos dos quais atuam apoiados financeiramente por meio de anúncios de estatais. Recebem dinheiro público.”

Na reunião, de um total de 20, talvez um blogueiro ali recebesse um anúncio público, e não do governo federal. Nada que se compare aos bilhões recebidos pela Globo. Ou seja, a Vênus mente, manipula e criminaliza.

Atualização: o mesmo editorial do Globo que ataca os blogueiros por receberem “verba pública”, o que é mentira (e se algum blog recebe, é merecido, porque tem mais visita que qualquer blog do Globo), traz em cima o patrocínio de… Furnas, estatal federal. Ou seja, eles podem, os blogs não.

Repare na expressão: “jornalistas ligados ao PT”. Como é que é? Ligados? Se fossem ligados ao PSDB, ao PCdoB, ao PSB, também não poderiam frequentar o Planalto? Ou só não podem ser “ligados” ao PCC, quer dizer, ao PT?

O Globo decretou que partidos políticos são ilegais e inconstitucionais?

O Globo preferia que Carvalho mantivesse reuniões secretas, como Dilma fez com João Roberto Marinho, que, repito, este sim recebe e sempre recebeu dezenas ou mesmo centenas de bilhões de verba pública?

Olha só que curioso. Carvalho, mero secretário da presidência da república, faz uma reunião aberta, transparente, transmitida ao vivo online, com dezenas de pessoas, para explicar um decreto presidencial. Isso, para o Globo, não pode.

Agora, um dos proprietários da Globo,
faz reunião absolutamente secreta com a própria presidenta da república, na sala de reunião mais importante do Palácio do Planalto, e isso é perfeitamente legal.

Claro, os Marinho são pessoas do bem, democráticos, interessados no bem estar nacional. Jamais foram chapa-brancas. Jamais apoiaram nenhum governo, ainda mais governos autoritários. Jamais abafaram escândalos. E, sobretudo, sempre
pagaram seus impostos em dia!

Blogueiros e ativistas, por sua vez, são bandidos que não poderiam jamais ser recebidos num ambiente público.

Se Carvalho quisesse encontrá-los, que o fizesse em algum covil escuro de Brasília, não é?

Nenhum comentário: