quarta-feira, 25 de junho de 2014

EUA - Americanos consideram errada a agressão ao Iraque.

Estadunidenses consideram errada a agressão ao Iraque em 2003



Quase 60% dos estadunidenses consideram um erro a invasão dos Estados Unidos contra o Iraque em 2003, enquanto 39% pensam o contrário, revelou uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (25).


A pesquisa, realizada pela empresa Gallup, mostrou também que ao redor de 60% dos consultados aprovam a decisão do presidente Barack Obama de retirar as tropas do Iraque em 2011 e 34% a qualificam como incorreta.

Entre os democratas, as cifras de anuência com esta medida do presidente chegam a 90%, enquanto ao redor de 33% dos republicanos opinam o mesmo.

Uma pesquisa similar do jornal The Washington Post e da emissora ABC News publicada ontem assinala que 52% dos estadunidenses desaprovam a maneira como Obama lida com a atual crise no Iraque e 42% aprovam seu gerenciamento nesse tema.

Estas investigações acontecem depois que o chefe da Casa Branca anunciou o envio de cerca de 300 assessores militares ao Iraque para ajudar as forças do Governo de Bagdá a combater a ofensiva do Exército Islâmico do Iraque e do Levante, que ocupou várias cidades e ameaça chegar à capital.

Segundo relatórios oficiais, desde o início da guerra contra essa nação árabe em 2003 até o fim da ocupação em 2011, mais de 4.480 militares norte-americanos morreram no conflito, que custou aos contribuintes estadunidenses mais de dois trilhões de dólares.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: