domingo, 27 de dezembro de 2015

RÚSSIA - Aviação militar nunca atacou civis na Síria.


Rússia reitera que aviação militar nunca atacou civis na Síria

A aviação russa, destacada na Síria em uma operação militar contra o autodenominado Estado Islâmico (EI) e outros grupos ‘jihadistas’, nunca atacou objetivos civis, afirmou neste domingo (27) o comandante chefe das Forças Aeroespaciais da Rússia.



  
"Quero dizer, com orgulho, que os meus pilotos nunca falharam e que nunca atacaram objetivos civis, como escolas, hospitais ou mesquitas", disse Viktor Bondarev à televisão estatal russa.

O general russo explicou que a operação militar na Síria foi planificada "ao milímetro" para evitar este tipo de erros.

"Preparamos as tripulações, coordenando as nossas ações com os dirigentes sírios, precisando onde poderíamos atuar e onde deveríamos atuar com cuidado", realçou.

Bondarev adiantou, por outro lado, que o envio para a Síria do sistema de defesa antiaérea "S-400", de última geração, tem permitido "por em ordem" os céus sírios.

A base aérea russa na Síria está situada na província de Lakatia, a 30 quilômetros da fronteira com a Turquia e foi ali instalada depois de dois caças "F-16" turcos terem abatido um bombardeiro "SU-24" russo que, segundo Ancara, teria violado o espaço aéreo da Turquia.

Na coletiva de imprensa anual no Kremlin, feita na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou abater os aviões turcos se estes violarem o espaço aéreo sírio.


Fonte: Agência Lusa

Nenhum comentário: