sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SAÚDE - Sucesso do Programa Mais Médicos.

Chioro apresenta pesquisa sobre o Mais Médicos (Foto: Rondon Vellozo/MS)
Com aprovação de 95% dos pacientes atendidos pelo programa, o Mais Médicos vem transformando a vida de 50 milhões de brasileiros. Em apenas um ano de existência, o programa do governo federal, criado e implantado pelo então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, superou a meta de profissionais participantes, atendeu 100% da demanda dos municípios mais pobres e garantiu, pela 1ª vez na história, médicos em todos os 34 distritos sanitários indígenas.
Querem mais? Nos últimos quatro anos, o orçamento federal para a atenção básica aumentou 106% – passou de R$ 9,7 bi em 2010 para R$ 20 bi em 2014. E as boas novas do balanço deste 1º ano de Mais Médicos, anunciadas ontem pelo ministro Arthur Chioro (Saúde), não param aí: a meta inicial do governo de trazer 13.300 médicos foi superada e agora o programa já conta no Brasil conta com 14.462 profissionais. E novos cursos de medicina serão criados até 2017, em 39 municípios em onze Estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).
Durante a apresentação do balanço, Chioro fez questão de frisar que o Mais Médicos, ao contrário do que afirma a candidata Marina Silva (PSB) não é um “programa paliativo”. Chioro frisou, também: “muito menos tem prazo de validade”, ao contrário do que avaliou outro candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves. Nas palavras de Chioro: “Talvez seja difícil para muitos admitir que um programa conduzido de forma governamental, mas republicana, possa ter o resultado que o Mais Médicos tem. Está mudando a vida de 50 milhões de habitantes”.

Altíssima aprovação

Além dos dados do Programa, Chioro apresentou a pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). Nela foram ouvidas 4 mil pessoas em 200 municípios de todos os Estados beneficiados pelo Mais Médicos, entre 4 de junho a 6 de julho deste ano.
“A pesquisa mostra que 95% dos entrevistados estavam muito satisfeitos ou satisfeitos com a atuação dos médicos e 87% deram nota de 8 a 10 para o programa”, informou o ministro. Essa altíssima aprovação entre os beneficiados só vem corroborar aquilo que o Mais Médicos nunca deixou de contar com o respaldo da sociedade brasileira. Foi ela, inclusive, que lhe deu sustentação contra a grita das coorporações médicas – e da oposição, é bom lembrar – que protagonizaram um dos mais tristes papelões da história ao rejeitar o programa.
A pesquisa revela, ainda, que 74% afirmam que o programa é muito melhor que o esperado e 86% consideram a qualidade do atendimento melhor ou muito melhor que anteriormente. As respostas espontâneas sobre o Mais Médicos revelam que 96% dos usuários atestam a competência dos profissionais do programa e 90% aprovam a forma como foram tratados durante o atendimento. A ampliação do atendimento e do número de consultas foi destacada – espontaneamente – por 58% dos entrevistados.
Todo o nosso aplauso, portanto, ao Mais Médicos. E, principalmente, à abertura de novas faculdades de medicina que vem atacar a raiz da falta de médicos no Brasil, e faz aquilo que nossos adversários – Aécio e Marina – prometem na campanha e apresentam como a principal crítica ao programa a que eles não têm coragem de opor. Só mesmo o Conselho Federal de Medicina (CFM) o faz, com seu corporativismo fascista tucanóide.

Nenhum comentário: