quinta-feira, 25 de setembro de 2014

POLÍTICA - Alô militância - Movimento "Ocupa 13".

Enc: Movimento “Ocupa 13” será intensificado até o dia das eleições‏


                    Informe do GT da Coordenação de Campanha do PT do Rio de Janeiro – 24 de setembro de 2014
 
Movimento "Ocupa 13” será intensificado até o dia das eleições
 
Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições gerais de outubro, a militância do PT, em todo o país, vai intensificar as atividades de rua a partir da próxima sexta-feira, dia 26. "Temos o desafio de terminar o primeiro turno com uma grande votação para a presidenta Dilma e levar Lindberg para o segundo turno, onde o cenário fluminense registra queda de Garotinho nas pesquisas e grande parcela dos eleitores indecisos. O engajamento da militância, dos movimentos sociais, forças progressistas e das campanhas proporcionais será fundamental nesta reta final”, afirma o presidente regional do PT do Rio de Janeiro, Washington Quaquá. No domingo, dia 28, haverá passeata dos trabalhadores para Lindberg e Dilma em Copacabana, com concentração a partir das 9h. Na quarta-feira, dia 1°, será realizado um comício na Cinelândia, com concentração a partir das 18h. Além disso, diversos diretórios municipais, zonais e núcleos estão organizando atividades para intensificar a campanha.
 
Onda Vermelha vai estar na Lapa na sexta-feira
 
O Setorial LGBT, as Secretarias de Combate ao Racismo e de Juventude e o Núcleo de Mulheres do Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro promovem na próxima sexta-feira, dia 26, a 'Onda Vermelha' contra o machismo, o racismo e a homofobia. Haverá bandeiraço dos setores apoiando Dilma e Lindbergh. O principal objetivo é mostrar para a população as conquistas e realizações dos últimos 12 anos de governos Lula e Dilma em todos os setores, como educação, saúde, transporte, saneamento básico, cultura, emprego, programas sociais, entre outros. A concentração será a partir de 19h, nos Arcos da Lapa, no Centro, e a caminhada às 22h.
 
Marina quer fim das cotas para negros
 
O programa de governo da candidata à presidência Marina Silva, do PSB, é evasivo ao tratar temas de interesse da comunidade afro-brasileira, como políticas afirmativas de promoção da igualdade racial e o respeito às religiões de matriz africana. Em um dos trechos mais polêmicos, a candidata prevê o fim das cotas para negros, considerado por ela como uma "medida emergencial e temporária”. Nenhuma proposta concreta é apresentada no documento para promover o respeito às religiões de matriz africana. O programa da candidata se limita a defender o combate às "atitudes desrespeitosas”. Marina tem em sua rede de apoio líderes políticos e religiosos com posicionamento público contrário às religiões afrodescendentes, que já defenderam, inclusive, o fechamento de terreiros, por exemplo, como já declarou seu aliado, o deputado federal Marcos Feliciano (PSC). Para o professor-doutor Paulino Cardoso, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), as alianças da candidata podem comprometer sua postura em relação à tolerância religiosa. "Como um candidato comprometido com o fundamentalismo cristão poderá preservar o respeito aos princípios republicanos e laicos de gestão do Estado?”, questiona. Ele avalia, ainda, que tanto as alianças de Marina, quanto as de Aécio Neves (PSDB), mostram como os candidatos estão na contramão de políticas de promoção de igualdade racial. "Um representa as oligarquias estabelecidas e a outra o fundamentalismo cristão. Ambos trazem caminhos como a redução do Estado, que pela nossa experiência precisa ser profundamente atuante de modo a atacar as desigualdades”, pontuou. Outro ponto do programa de governo de Marina que requer atenção é o tratamento dado às políticas de cotas. O texto faz uma breve menção de como o seu eventual governo poderá tratar o tema, classificando a medida como "temporária”. "Reafirmar a importância das cotas para a população negra brasileira, como medida temporária, emergencial e reparatória da dívida histórica, com data prevista para terminar”, diz o texto. "Acreditar que em dez anos você pode alterar 500 anos de dominação branca é de uma ignorância ofensiva as populações negras do Brasil”, afirma o pesquisador. Atualmente, apenas 37% dos jovens negros ou pardos, de 18 a 24 anos, frequentam cursos de nível superior, segundo o IBGE.
 
Movimentos sociais fazem encontro pró-Dilma
 
Nesta sexta-feira, dia 26, às 16h, o ministro licenciado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, estará no Rio de Janeiro participando de um encontro com representantes de entidades dos movimentos sociais. Na pauta da reunião, consta o engajamento dos movimentos sociais nesta reta final de campanha de reeleição da campanha da presidenta Dilma Rousseff. O encontro será no auditório da OAB do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Marechal Câmara, 150, Centro. Estão confirmadas para participar do ato a Central de Movimentos Populares - CMP Brasil-, a Confederação Nacional das Associações de Moradores do Brasil – CONAM - a União Nacional de Moradia Popular – UNMP – e o Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM.
 
=======================================================
Contatos da Coordenação Executiva da Campanha
O secretário geral do partido, Jorge Florêncio, é o coordenador do GT-
seg.ptrj@gmail.com / (21)7743-2781
O GT é formado ainda pelos seguintes dirigentes executivos:
PC Alevato - pcallevato@hotmail.com / 7897-3539; Micaela Costa - micaelacosta@yahoo.com.br / 7817-9354/98014-8634; Nília Aparecida (Nova Iguaçu) - nigarad2001@yahoo.com.br / 99485-8891; Olívia Gomes (Niterói) - oliviagomes85@hotmail.com / 7713-6414; Célia Cunha (São Gonçalo) - celiamariacunha@uol.com.br / (24) 98808-7774; e Marcilene Souto - marcilenesouto@yahoo.com.br / 99829-0331
Redator: Fernando Paulino (Reg. Prof. 12.682 – SRT-RJ)
Contatos: seg@ptrj.org.br

Nenhum comentário: