quarta-feira, 23 de julho de 2014

POLÍTICA - "Segurar inflação com arrocho salarial é facil.

Lula: segurar inflação com
arrocho de salário é facil

E mesmo assim o Principe de Privataria entregou a inflaçao com dois digitos e nunca ficou na meta …
               

 
Do facebook de Lula:

No Brasil, durante os 12 anos dos governos Lula e Dilma, a inflação se manteve dentro da meta. Isso foi feito com aumento real de salário mínimo, crescimento do mercado interno e uma taxa de desemprego menor que muito países europeus. Como disse Lula ontem, “É muito fácil controlar a inflação demitindo trabalhadores e arrochando salários”, mas o compromisso dos governos Lula e Dilma tem sido o de controlar a inflação melhorando a vida do trabalhador.



Inflação cai, mas nem todo mundo viu assim




O IBGE divulgou nesta terça-feira (22) que o IPCA-15 do mês de julho ficou em 0,17%, número 0,3% menor que o índice de junho, que foi de 0,47%. O IPCA-15 é visto pelo mercado como uma sinalização de como vai ficar a inflação e baliza a opinião dos analistas. A diferença entre o IPCA e o IPCA-15 é a época da coleta de dados, o IPCA-15 é medido do dia 12 do mês anterior ao dia 14 do mês de referência.

No acumulado do ano (de janeiro até julho) o índice chega a 4,17%. Nos últimos 12 meses ele chega a 6,51%, número 0,01% acima da
meta. Todos os analistas afirmavam que o índice de julho ficaria na casa de 0,2 %, o que já pode ser considerado um ponto positivo. Sem contar que podemos considerar esse recuo de junho para julho como uma acomodação dos números, que ficaram alterados com a expectativa da Copa do Mundo.

Devemos considerar que o período foi bastante atípico em termos de economia, uma vez que, de 12 de junho a 13 de julho (exatamente no período da medição), aconteceu a Copa, que gerou uma movimentação única em termos de consumo e alta dos preços, uma vez que os empresários e comerciantes se aproveitaram da maior demanda, inclusive de
turistas estrangeiros. Mas o movimento deve continuar sendo normalizado agora, com o fim do evento. Ainda temos metade do ano para se poder analisar se houve ou não estouro da meta.

Mas como era de se esperar, o foco das notícias dos veículos tradicionais, como sempre, ficou no fato de que a meta teria sido atingida e que a
inflação estaria fora de controle. As informações de que os transportes foram a principal causa da queda em julho (de 0,50% em junho para – 0,85% em julho) e que a alimentação e bebidas (de 0,21% para – 0,03% em julho) também impactaram o índice para baixo em – 0,01 ponto são praticamente ignoradas pela imprensa.

Além disso, se pegarmos de janeiro a julho, o acumulado chega a 4,17%. Para atingir o teto de 6,5% teríamos que ter um índice na casa de 0,46% por mês. E os analistas já
preveem uma inflação para agosto na casa de 0,2%. As perguntas que não saem da cabeça de nós do Muda Mais são: por que sempre olhar para o lado negativo? Por que essa campanha de sempre mostrar que a economia vai mal, mesmo quando existem sinais de que as medidas econômicas estão dando resultado?

Nenhum comentário: