terça-feira, 22 de julho de 2014

REALIDADE DO CONFLITO ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES.

Documentário mostra a dura realidade do conflito entre palestinos e israelenses
Adital
 
O conflito que já se arrasta por décadas entre Israel e Palestina ganhou, na última semana, mais destaque da mídia internacional devido ao massacre sofrido pelos palestinos na Faixa de Gaza. A guerra é antiga, de origem religiosa, mas gera outros conflitos políticos e econômicos internacionais. É nesse contexto que o documentário "Palestine is still the issue” ["Palestina ainda é a questão”, em tradução livre para o português] mostra a origem da guerra e o terror diário vivido pelos civis palestinos impactados pela guerra, que continua longe de um acordo de paz.
Segundo o filme, há uma há grande desproporcionalidade entre as forças militares de Israel e a inexpressiva força militar e civil da Palestina. Os palestinos vivem na miséria e sempre em alerta à espera de mais um ataque israelense.
A ocupação militar israelense no território da Palestina é condenada pela ONU, mas, mesmo assim, Israel mantém seus postos militares, impondo, como é citado no documentário, a Lei da Clausura.
Os depoimentos mostram a rotina da guerra, o medo estampado nos rostos dos civis e as ruínas da Palestina, que contrastam com as imagens dos soldados bem treinados e com o poderio bélico de última geração de Israel.
O documentário foi gravado em 2003, porém, 11 anos depois, nada mudou no conflito. Apenas o número de mortos mudou, pois a quantidade de civis mortos aumenta a cada nova chamada do noticiário, assim como aumenta a perplexidade do mundo frente ao conflito.
O filme proporciona uma reflexão a respeito da desproporcionalidade dos ataques aos palestinos, que é percebido quando clínicas, escolas, rádios e quase a totalidade da população civil palestina viram alvo da retaliação israelense. A questão entre Palestina e Israel é delicada e o cessar fogo entre essas duas nações aparenta estar cada vez mais distante de acontecer.
Para assistir ao documentário acesse:


Ficha técnica:
Título: "Palestina ainda é a questão”
Duração: 52 minutos
Diretor: John Pilger
Ano: 2003
Áudio: Inglês
Legenda: Espanhol

Nenhum comentário: