quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ANOS DE CHUMBO - Dilma e as mães da Praça de Maio.

|
Dilma confirma encontro com as Mães da Praça de Maio na Argentina.

Em sua visita à Argentina, a presidente Dilma Rousseff se reúne, na segunda-feira (31), com o grupo de mulheres chamado de as Mães (e Avós) da Praça de Maio.
O encontro foi confirmado pelo assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

As mães e avós argentinas se tornaram famosas pela luta em favor da punição dos envolvidos na ditadura (1976 a 1983) e na busca por filhos e netos desaparecidos no período.

Garcia disse que o encontro foi agendado a pedido de Dilma. "[A presidente] tem uma grande sensibilidade para questões relativas aos direitos humanos", afirmou o assessor. “[Essa iniciativa da presidente] valoriza muito essa luta emblemática que essas senhoras têm na história política recente da Argentina", disse ele.

Garcia afirmou que, por falta de tempo, Dilma não poderá visitar o Museu da Memória Aberta, construído na área onde funcionou a Escola de Mecânica Armada da Marinha (ESMA) — um dos principais centros de tortura da Argentina.
Agenda

Em sua primeira viagem ao exterior, Dilma será acompanhada pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Defesa, Nelson Jobim, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

A presidente chega a Buenos Aires, no domingo (30), por volta das 18h30. Na segunda-feira, Dilma cumprirá intensa agenda de compromissos.

Pela manhã, ela se reúne com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner e em seguida com ministros argentinos. Acordos em várias áreas deverão firmados durante a viagem.

Fonte: Agência Telam

Nenhum comentário: