quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ANOS DE CHUMBO - Nobel alternativo pede ao Brasil abertura de arquivos.

Membro da Associação Americana de Juristas e ganhador do Nobel Alternativo da Paz, o advogado paraguaio Martín Almada afirma que os governos sul-americanos ainda mantêm as fichas de opositores dos regimes militares. Na Itália, Justiça quer interrogar 34 uruguaios envolvidos na Operação Condor.

Maurício Thuswohl

RIO DE JANEIRO – Membro do Comitê Executivo da Associação Americana de Juristas e ganhador do Prêmio Nobel Alternativo da Paz em 2002, o advogado paraguaio Martín Almada, em recente visita ao Brasil, cobrou do governo federal a abertura de todos os arquivos relativos à Operação Condor. Segundo Almada, ainda são mantidos em sigilo no país diversos documentos relativos à operação conjunta realizada nas décadas de 1960 e 1970 pelos governos militares de Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Bolívia com o objetivo de eliminar opositores e militantes de esquerda em todo o continente.

Segundo o advogado paraguaio, as Forças Armadas dos países envolvidos na Operação Condor ainda mantém abertas as fichas de algumas pessoas perseguidas pelos respectivos regimes: “Gostaria que o governo brasileiro liberasse a lista dos que ainda hoje são considerados subversivos para o sistema. Sei que ela existe aqui, assim como também existe no Paraguai e em outros países que participaram das ações de tortura e perseguição nas décadas de 60 e 70”, disse Almada, durante visita à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Martín Almada esteve também em Brasília, na Câmara dos Deputados, onde se reuniu com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Na conversa com os jornalistas após a reunião, o advogado paraguaio revelou que pediu a ajuda dos parlamentares brasileiros para pressionar o governo a tornar públicos todos os arquivos da ditadura militar: “Seria muito importante que os arquivos de cada país fossem abertos e pudesse haver cópias deles nos outros países também”, disse.

Além do esclarecimento dos crimes ocorridos em todos os países da América do Sul, Almada defende que se faça um levantamento de todos aqueles que, no período da ditadura, enriqueceram graças ao apoio dado aos regimes militares: “Os que foram presos são policiais que praticavam as torturas. Os militares que articulavam todo o processo opressor são praticamente inatingíveis”, disse o advogado, citando o exemplo do Paraguai: “Hoje, há cerca de 20 torturadores presos, mas nenhum deles teve participação ideológica no processo”.

A construção da Usina de Itaipu, segundo o advogado, é o exemplo de um momento onde vários figurões ligados aos regimes militares de Brasil e Paraguai enriqueceram de forma ilícita: “Muitos deles ainda têm grande influência política”, disse Almada. Premiado pela Unesco e pela Anistia Internacional, o paraguaio também trouxe ao governo brasileiro um outro pedido: “Pedi ao ministro da Defesa, Nélson Jobim, que o governo brasileiro finalmente abra seus arquivos sobre a Guerra do Paraguai (1864-1870)”.

Itália pressiona Uruguai

A Operação Condor também voltou a ser tema de debate no Uruguai, graças a uma decisão tomada na semana passada pela Justiça italiana. À frente de um inquérito que investiga a morte de 25 cidadãos italianos durante o período de caça aos militantes de esquerda na América do Sul, o juiz Giancarlo Capaldo intimou 34 uruguaios, ex-militares em sua maioria, a serem interrogados pela suposta participação na Operação Condor. Os intimados receberam prazo de 30 dias para designar advogados na Itália.

Segundo a agência de notícias AFP, Capaldo afirmou que alguns dos intimados já se encontrariam presos no Uruguai, mas a informação não foi confirmada pela Justiça uruguaia. Até o fim do ano passado, o Uruguai já havia recusado 31 pedidos de extradição de cidadãos uruguaios feitos pela Itália, o que demonstra que a colaboração entre os dois países não é das melhores quando o assunto é crimes da ditadura.
Fonte:Agência Carta Maior.

Nenhum comentário: